A proposta de prorrogação para que os trabalhadores recebam o abono salarial referente ao ano de 2015, foi feita pela Força Sindical, e aprovada na última reunião do CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), realizada nesta quarta-feira, dia 28 de junho, a pedido da Força Sindical.
Segundo Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, que é membro titular do Conselho pela Força Sindical, estima-se que cerca de 1.834.128 de trabalhadores têm direito ao abono, mas ainda não resgataram o valor, totalizando aproximadamente R$ 1,2 bilhões de reais.
“Cobramos o Governo para que a divulgação do saque do abono seja mais eficaz, destacando quem tem esse direito e como o trabalhador deve proceder. Além disso, durante a reunião, também reforçamos a necessidade de investir no sistema público de emprego, no combate à rotatividade e no fim das desonerações”, disse Serginho.
Lembrando que o prazo atual venceria na próxima sexta-feira, 30 de junho, mas, agora, os trabalhadores terão até 29 de dezembro deste ano para sacarem o valor.
Nessa mesma reunião, também foi aprovada uma proposta orçamentaria para ser enviada ao Ministério do Planejamento, quando Serginho, criticou a DRU (Desvinculação de Receitas da União), que mais uma vez irá retirar recursos do FAT (Fundo de Amparo do Trabalhador), sendo que desta vez a desvinculação deve ser de, cerca de R$ 17,6 bilhões do orçamento do FAT.
“São recursos que estão sendo retirados do FAT para garantir o superavit primário, ou seja, pagar os juros da dívida interna para os banqueiros”, destacou Serginho.