FEQUIMFAR

 

 

A FEQUIMFAR – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, é uma entidade sindical de 2º grau, composta por 33 Sindicatos filiados, que representa cerca de 195 mil trabalhadores em todo o Estado de São Paulo, distribuídos em 23 segmentos de atividade do setor químico.

O trabalho da FEQUIMFAR é caracterizado pelo compromisso com seus Sindicatos filiados, junto à luta por mais conquistas e em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

 

Fundação

A fundação da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo se deu no dia 24 de abril de 1958 pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias (STI) Químicas de São Paulo, STI Químicas de Campinas,  STI Químicas do ABC, STI Plástico de São Paulo e STI Fósforos de Itatiba.

 

Estrutura
A FEQUIMFAR conta com uma ampla estrutura de serviços e profissionais a disposição de seus Sindicatos filiados, trabalhadores e comunidades, nas áreas jurídica, saúde do trabalhador, administrativa, comunicação e imprensa, ação sindical, formação de dirigentes, qualificação e requalificação profissional, juventude, mulher e gênero, promoção de igualdade racial, entre outras.

Ao longo dos anos, a FEQUIMFAR se tornou reconhecida e referendada como modelo de luta por amplas e novas conquistas e pela garantia da manutenção de direitos da classe trabalhadora.

 

Lutas e conquistas

Uma entidade que, junto com os seus Sindicatos filiados, esteve sempre à frente de iniciativas pioneiras, que trouxeram uma série de direitos, junto a benefícios sociais e trabalhistas, para todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor. São conquistas que servem de referência para outras categorias, como as lutas pela implantação da participação dos trabalhadores nos lucros e resultados (PLR) nas Convenções Coletivas  e na conquista da redução da jornada de trabalho, entre outras.

Nas Convenções Coletivas dos setores químicos representados pela FEQUIMFAR, também se destacam cláusulas como a estabilidade da trabalhadora gestante e o auxílio-creche, que vão sendo melhoradas a cada ano, e também da criação de um programa de emprego e inclusão de pessoas portadoras de deficiência e acesso gratuito a medicamentos, ambas no setor farmacêutico.

Tudo isso, e também a elaboração e aplicação de Convenções Coletivas para Máquinas Injetoras e Sopradoras, responsáveis pela redução do grande número de acidentes de trabalho.

Mais uma importante vitória conquistada foi o banimento do benzeno, um produto químico altamente cancerígeno que era utilizado na indústria de fabricação do álcool. Além dos cursos de qualificação e requalificação profissional para trabalhadores, desempregados e jovens que estão entrando no mercado de trabalho.
Por tudo isso, devemos sempre ressaltar o compromisso da FEQUIMFAR com os seus Sindicatos filiados, os trabalhadores e trabalhadoras do setor, suas famílias, comunidades e, consequentemente, toda a sociedade.