340ª Reunião Ordinária do CNS discute ações de combate à tuberculose e saúde das mulheres brasileiras

1
460

João Scaboli, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, membro do CNS pela Força Sindical e vice-presidente do DIESAT, está participando da 340ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde.

O evento acontece entre hoje e amanhã, reunindo conselheiras e conselheiros nacionais na capital federal para discutir temas importantes para o Sistema Único de Saúde (SUS) na atualidade.

Dentre as pautas estão os resultados obtidos pelo Grupo de Trabalho sobre o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose (GT-PNPFT). O GT-PNPFT foi instituído pela Resolução 681 do CNS, com a finalidade de produzir subsídios para a atualização das ações de combate e prevenção à Tuberculose no SUS, buscando contribuir para a eliminação da doença no país.

Em alusão ao mês das mulheres, também é objeto de discussão a diversidade e pluralidade das mulheres brasileiras, dando continuidade à uma série de debates promovidos pela Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMU/MS). A saúde da mulher lésbica, indígena e do campo, das águas e das florestas serão debatidos com as convidadas. 

Também serão apresentados ao pleno as deliberações relativas à 17ª Conferência Nacional de Saúde e à 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM), com o debate sobre demandas e encaminhamentos da conferência que foi remarcada para o mês de outubro.

O Conselho ainda recebe convidados para debater a importância do bem viver entre gerações como estratégia para uma vida saudável.

Fonte: com informações do Conselho Nacional de Saúde.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta