Nesta semana, Edson Dias Bicalho, secretário-geral da FEQUIMFAR e membro do Comitê Executivo da IndustriALL, está participando do 5º Congresso da Confederação Sindical das Américas (CSA), evento que reúne mais de 400 delegados sindicais de todo o continente, em Punta Cana, na República Dominicana.
Durante a abertura do Congresso da CSA, realizada na última quarta-feira, em 14 de maio, o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, falecido esta semana, foi homenageado com a decisão de dar seu nome ao evento. O anúncio foi feito pelo Secretário-Geral da CSA, Rafael Freire, e aprovado simbolicamente pelos participantes. Freire destacou a participação de Mujica em diversos eventos da entidade, reconhecendo sua contribuição à luta dos trabalhadores na América Latina.
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, também participa do 5º Congresso da CSA e diz que o evento é um “espaço muito importante para fortalecer a resistência, solidariedade e articulação política do movimento sindical”.
O evento tem como tema “Sindicalismo Sociopolítico das Américas, para defender a classe trabalhadora e ampliar a democracia” e traz uma programação que debate a precarização do trabalho, o avanço da extrema direita, as mudanças climáticas e os efeitos da automação no emprego. Também inclui a eleição da nova direção da CSA e a definição das prioridades de ação diante dos desafios enfrentados pelos trabalhadores nas Américas.



