O presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), Sergio Luiz Leite, Serginho, participou no dia 7 de novembro, da reunião do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (FONSET), realizada em Foz do Iguaçu PR.
Serginho, que também preside a FEQUIMFAR e é vice-presidente da Força Sindical, destacou a importância do tripartismo, modelo que reúne governo, trabalhadores e empregadores, como forma de governança.
Em sua fala, ele chamou atenção para os desafios enfrentados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) diante dos avanços tecnológicos e da crescente disputa orçamentária. Ele também manifestou preocupação com o processo de pejotização do mercado de trabalho, que ameaça o futuro do FAT, da Previdência, do FGTS e do Sistema S.
“Esses são instrumentos fundamentais para garantir a seguridade social, a qualificação profissional e o desenvolvimento de políticas públicas de geração de emprego e renda”, afirmou Serginho.
O secretário de Proteção ao Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Augusto, destacou, em sua intervenção, os 35 anos do FAT, fazendo uma reflexão sobre o futuro do fundo e conclamando os secretários estaduais à sua defesa e à preservação do tripartismo.
Ao final do encontro, Serginho agradeceu o convite do secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, que também preside o FONSET.
























