Está começando a Campanha Salarial e Social dos trabalhadores das indústrias farmacêuticas no Estado de São Paulo, com foco na luta por reajuste salarial e aumento real nos salários e na PLR, além da preservação das cláusulas existentes e ampliação de direitos em Convenção Coletiva de Trabalho, reafirmando o compromisso com a valorização da categoria e a melhoria das condições de trabalho
Dirigentes da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), entidade filiada à Força Sindical e à CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico) e lideranças dos Sindicatos filiados de todas as regiões do estado de São Paulo estiveram reunidas no dia 10 de fevereiro para o Seminário de Negociação Coletiva do setor farmacêutico, em Praia Grande SP.
Dirigentes sindicais de todas as regiões do estado de São Paulo participaram do encontro, representando mais de 16 mil trabalhadores nas indústrias farmacêuticas, cuja data-base é 1º de abril.
O evento marcou o início da Campanha Salarial e Social da categoria e possibilitou que os dirigentes sindicais avaliassem dados e índices do setor. Em seguida, o grupo deliberou uma pré-pauta de reivindicações dos trabalhadores e definiu estratégias para a negociação com o setor patronal.
Destaques da Pré-Pauta de Reivindicações
- Reajuste Salarial: 100% do INPC* + 3% de Aumento Real
- Piso Salarial (Salário Normativo) de R$ 3.260,00 (100% do INPC* + 3% de Aumento Real)
- PLR no valor de 2 Salários Normativos
- Cartão Alimentação/Cesta Básica: R$ 850,00
- Acesso gratuito a medicamentos
- Igualdade salarial entre mulheres e homens (Lei 14.611 de 2023).
- Redução da Jornada de Trabalho
- Fim da escala 6X1
- Prevenção ao feminicídio e enfrentamento à violência contra mulher
*INPC estimado em 3,15%
Próximas etapas
Até o dia 26 de fevereiro, dirigentes dos Sindicatos filiados, com apoio da FEQUIMFAR, CNTQ, Força Sindical, IndustriALL e ICM, realizarão assembleias em todo o estado de São Paulo para que os trabalhadores apreciem a Pré-Pauta de Reivindicações.
Sendo aprovada pela categoria, a Pauta de Reivindicações será entregue ao setor patronal do SINDUSFARMA, após assembleia geral, no dia 27 de fevereiro.






























