Nesta terça-feira, 12 de novembro, João Scaboli, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, membro do CNS pela Força Sindical e vice-presidente do DIESAT participou da eleição de entidades e movimentos sociais para o triênio 2024-2027 no Conselho Nacional de Saúde. O pleito ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
A Força Sindical garantiu duas cadeiras no Conselho Nacional de Saúde, o principal órgão deliberativo da saúde pública no Brasil, para representar os trabalhadores no debate sobre políticas de saúde.
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é um órgão de caráter deliberativo e consultivo vinculado ao Ministério da Saúde, responsável por fiscalizar e formular diretrizes para as políticas públicas de saúde no Brasil.
A cada três anos, o colegiado renova a sua composição a fim de garantir ampla participação social nos mais variados debates sobre a saúde pública brasileira.
O CNS é composto por 48 conselheiros (as) titulares e seus respectivos primeiros e segundos suplentes. A formação de um conselho reúne representantes de diversas áreas, o que é fundamental para assegurar os interesses dos diferentes segmentos da sociedade.
Fonte: com informações do Conselho Nacional de Saúde.