Cultura, solidariedade e esperança marcam o 4º Congresso Mundial da IndustriALL em Sydney

0
72

Com o lema “Organizando por um Futuro Justo”, nesta semana foi realizado o 4º Congresso Mundial da IndustriALL Global Union, em Sydney, na Austrália. O evento reuniu mais de mil pessoas entre delegados e convidados de 300 entidades sindicais afiliados, representando quase 100 países.

Os Químicos da Força foram representados por Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR, presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região e membro do comitê executivo da IndustriALL e Franciele Santos, diretora do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região e coordenadora do departamento da Juventude, Criança e Adolescente da FEQUIMFAR.

A presidente eleita da IndustriALL e da IF Metall, Marie Nilsson, desse que “vivemos um tempo de rápidas transformações, novas tecnologias, direitos democráticos sendo questionados, forças autoritárias ameaçando a liberdade e as mudanças climáticas nos desafiando. Porém acreditamos na força coletiva, na solidariedade. Vejo um movimento sindical global que não aceita a injustiça. Estamos determinados a construir um futuro mais sustentável”.

Bicalho, que foi um dor organizadores do evento, diz que o 4º Congresso reuniu representantes sindicais de todo o mundo para debater o futuro do trabalho e reforçar o compromisso coletivo com a democracia, a paz e a justiça social.

O encontro elaborou um Plano de Ação da IndustriALL com resoluções para o período de 2025 a 2029, definindo objetivos voltados à promoção dos direitos trabalhistas, políticas industriais sustentáveis, crescimento econômico, multilateralismo e comércio justo.

O 4º Congresso também discutiu os impactos das novas tecnologias no trabalho e a necessidade de qualificação e formação profissional contínua.

Entre as principais áreas de foco da IndustriALL estão o combate ao trabalho precário, a defesa de uma transição justa e o fortalecimento da igualdade de gênero.

Compartilhar
Artigo anteriorNovembro Azul

Deixe uma resposta