O secretário-geral da FEQUIMFAR e membro do Comitê Executivo da IndustriALL, Edson Dias Bicalho, participou nesta semana de um seminário internacional que discutiu políticas industriais e desenvolvimento produtivo na América Latina.
O evento, realizado na Cidade do México, foi organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Guanajuato (SITIMM), pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e pela Fundação Friedrich Ebert (FES) e contou com o apoio da IndustriALL.
Durante o seminário, foram discutidos temas como desafios para a implementação de políticas de desenvolvimento produtivo, experiências da indústria na América Latina, papel dos sindicatos na formulação de políticas industriais, integração produtiva e comercial no continente, futuro da mobilidade e do setor automotivo e capacitação profissional.
O evento também abordou a governança antecipatória como ferramenta para o desenvolvimento produtivo e os direitos laborais sem fronteiras, incluindo mecanismos de resposta rápida e a Lei de Devida Diligência.
Para Edson Bicalho, que também é presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região, a participação dos sindicatos nestes debates é essencial para conhecer novas estratégias, trocar experiências, garantir melhores condições de trabalho e fortalecer a indústria na região.
Negociação coletiva local
Antecedendo o seminário, Bicalho participou de algumas visitas às cidades de Guanajuato, San Dimas e Irapuato para conhecer o modelo de negociação dos metalúrgicos locais, incluindo a atuação das comissões de fábrica e os formatos de negociação coletiva.
