Edson Bicalho participa do 15º Congresso da PIT-CNT no Uruguai

0
52

Nesta semana, Edson Dias Bicalho, presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru, secretário geral da FEQUIMFAR e membro do comitê executivo da IndustriALL, está em Montevideu no Uruguai para o 15º Congresso Nacional Ordinário da PIT-CNT.

Com o tema “Pelas mudanças necessárias para a vida das grandes maiorias”, o Congresso acontece de 22 a 24 de maio, no Palacio Peñarol, e reúne mais de mil delegados de todo o país para discutir os rumos do sindicalismo frente aos desafios da conjuntura atual.

Edson Bicalho participou da mesa de abertura do Congresso. Em sua fala, ressaltou a importância da união do movimento sindical latino-americano para defender os direitos trabalhistas, a democracia e a justiça social diante dos desafios atuais.

O 15º Congresso da PIT-CNT tem como prioridade discutir o papel da classe trabalhadora diante das transformações no mundo do trabalho, o avanço das plataformas digitais, a defesa dos serviços públicos, o combate às desigualdades e o fortalecimento da democracia.

O evento também definirá uma nova direção para o período 2025-2028, com um programa de lutas que pretende dialogar com a sociedade sobre temas como justiça tributária, distribuição de renda, direitos humanos e soberania nacional.

Seminário internacional

Antecedendo o Congresso, no dia 21 de maio, Edson Bicalho participou do Seminário Internacional “O planeta na encruzilhada: desafios, democracia e o papel-chave do movimento sindical”. Representando a Força Sindical, Bicalho integrou a Mesa 1, que discutiu a importância da unidade sindical na América Latina. A mesa contou com a participação de entidades como CTA Autónoma, CTA de los Trabajadores, CUT Brasil, CSA e Força Sindical, com mediação de José Olivera. O seminário foi um espaço de diálogo coletivo sobre os desafios atuais enfrentados pelos trabalhadores e o papel das organizações sindicais nesse contexto.

Fonte: com informações da PIT-CNT.

Deixe uma resposta