Lideranças sindicais dos setores químico, transporte e alimentação se reuniram na sede da Federação da Alimentação de SP, nesta quinta-feira, 24 de julho, para discutir a organização de um encontro que avalie as campanhas salariais de 2025, os acordos regionais em andamento e a busca pela unificação de estratégias de ação sindical entre as categorias.
Durante a reunião, também foi debatida a venda e o fechamento de unidades do Grupo Raízen, objetivando estabelecer reivindicações que priorizem a proteção dos empregos e a negociação de benefícios nos casos de encerramento das unidades.
Os dirigentes também apontaram a necessidade de buscar informações sobre os aportes do BNDES ao setor e destacaram a importância de monitorar e avaliar os impactos do tarifaço norte-americano contra o Brasil, em defesa da indústria nacional e dos empregos.
Representando os Químicos da Força, estiveram presentes Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical SP e vice-presidente da FEQUIMFAR, João Pedro Alves Filho, presidente do Sindicato dos Químicos e Etanol de São José do Rio Preto e Região, e Daniel Ferrer, do DIEESE.
Serginho diz que as entidades presentes acordaram em realizar um encontro ampliado entre as categorias envolvidas para aprofundar os debates sobre os temas.
Também participaram da reunião representantes da Fetiasp/FS, CNTA, Federação dos Trabalhadores em Transporte do Estado de SP e Confederação dos Trabalhadores em Transporte.
