FEQUIMFAR comemora 67 anos de lutas e conquistas ao lado da classe trabalhadora

0
123

Por Sergio Luiz Leite, Serginho

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo comemora, no dia 24 de abril, mais de seis décadas de trajetória marcada pelo compromisso com a classe trabalhadora, em defesa de direitos, da democracia e do desenvolvimento com justiça social.

Criada em 1958, a FEQUIMFAR atravessou períodos históricos como a Ditadura Militar, quando se posicionou pela liberdade e pela redemocratização do país. Em tempos de inflação, defendeu o emprego e melhores condições de trabalho, e também esteve presente nas campanhas pelas Diretas Já.

Em 1993, com o movimento SOS Federação, iniciou uma nova estrutura política e de serviços, fortalecendo ainda mais a atuação sindical.

Ao longo dos anos, a FEQUIMFAR e Sindicatos filiados foram protagonistas de conquistas importantes: negociação pioneira pela Participação nos Lucros e Resultados (PLR), campanhas pelo renascimento do Proálcool, pela estabilidade da gestante, pela licença-maternidade de 180 dias (no setor farmacêutico), inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, acesso gratuito a medicamentos, redução da jornada para 40 horas semanais (também no setor farmacêutico), prevenção de acidentes em Máquinas Injetoras e Sopradoras, e o banimento do benzeno nas usinas e destilarias de etanol.

A Federação sempre esteve aberta ao diálogo institucional, participando de espaços de construção coletiva nos governos e contribuindo com propostas para políticas públicas de valorização do salário mínimo, fortalecimento da indústria nacional, trabalho decente e desenvolvimento sustentável.

Nos últimos anos, resistimos a reformas que impactaram profundamente os direitos trabalhistas e previdenciários. A reforma trabalhista fragilizou as relações entre capital e trabalho e enfraqueceu a estrutura sindical. Durante o governo anterior, enfrentamos retrocessos e ameaças à democracia, vivenciamos uma pandemia e mesmo assim mantivemos nossa atuação firme e propositiva.

Hoje, diante de novos tempos, seguimos fortalecendo as negociações coletivas, assegurando reajustes salariais, PLR e avanços em cláusulas sociais em todas as Convenções Coletivas de Trabalho.

Também estamos na luta pela implementação efetiva da Lei da Igualdade Salarial (Lei nº 14.611/23), buscando o fim das desigualdades salariais entre homens e mulheres.

Intensificamos a formação sindical com a realização de cursos voltados a novos dirigentes, preparando lideranças para enfrentar os atuais desafios nos locais de trabalho e também nos âmbitos municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

Em 2025, a diretoria da FEQUIMFAR foi reeleita para mais um mandato, reafirmando o compromisso com a unidade e a continuidade de um trabalho pautado na valorização dos trabalhadores, defesa de direitos, fortalecimento das estruturas sindicais e da democracia.

Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e
Vice-presidente da Força Sindical

Deixe uma resposta