Força organiza participação na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador

0
188

A secretaria Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador realizou nesta quinta-feira, 30 de janeiro, uma reunião pra debater a participação na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT). Durante a reunião, realizada na sede da Força Sindical, foi decidida a participação da Conferência Livre das Centrais Sindicais que será realizada no dia 28 de abril.

Os sindicalistas definiram também a realização de uma Conferência Livre da Força Sindical, em data que ainda será definida.

No próximo dia 18 de fevereiro, a Força Sindical vai realizar uma reunião virtual para debater e organizar a Central a nível nacional para participar das Conferências Livres.

Luis Carlos de Oliveira (Luisinho) secretário de Saúde e Segurança da Força Sindical Nacional, explica que este processo de participação da Central na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador tem como objetivo mobilizar as bases para fortalecer a luta em defesa da saúde do trabalhador e da trabalhadora.

“Queremos um movimentos sindical cada vez mais forte para ser protagonista na luta pela saúde e segurança dos trabalhadores e das trabalhadoras”, afirmou.

Participaram da reunião:

  • Luis Carlos de Oliveira (Luisinho), secretário Nacional de Saúde e Segurança dos Trabalhadores;
  • João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical;
  • Geraldino dos Santos Silva, secretário de Relações Sindicais;
  • Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical São Paulo;
  • Gilberto Almazan, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco; e
  • João Scaboli, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR e vice-presidente do DIESAT

A 5ª CNSTT

Entre os objetivos da conferência está a possibilidade de debater, propor e deliberar propostas e linhas de ação para fortalecer uma política pública que repercuta na efetivação do acesso à saúde no SUS.

Os conferencistas também deverão avaliar os impactos de longo prazo da pandemia de Covid-19, inclusive sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora nos próximos anos, com possíveis mudanças na frequência dos agravos à saúde, nas formas de sua apresentação, e buscar respostas a essas mudanças.

Os eixos da 5ª CNSTT são: I – Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; II – As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; III – Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social.

Vale lembrar que a 5ª CNSTT, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde, será realizada nas seguintes etapas:

  • Municipal/Regional e Macroregional – até o dia 15 de abril de 2025;
  • Conferências Livres: até 30 de abril de 2025;
  • Estadual/distrital – entre 15 de abril e 15 de junho de 2025; e
  • Nacional – de 18 a 21 de agosto de 2025

Fotos: Jaelcio Santana.
Fonte: Imprensa Força Sindical.

Deixe uma resposta