Lideranças da Força participam do 14º Fórum Sindical dos BRICS

0
108

O vice-presidente da Força Sindical e presidente da FEQUIMFAR, Sergio Luiz Leite, Serginho, e o secretário de Relações Internacionais da Central, Nilto Neco, estão representando a Força Sindical no 14º Fórum Sindical dos BRICS, que acontece em Brasília DF nos dias 23 e 24 de abril.

O evento reúne lideranças sindicais dos países integrantes do bloco BRICS, além de representantes de outros países e continentes, para debater os desafios e transformações no mundo do trabalho. Participam também centrais sindicais da China, Rússia, África do Sul, Índia e Irã, além das centrais sindicais brasileiras: Força Sindical, CUT, UGT, CTB, NCST e CSB. Também estiveram presentes no evento Ortelio, assessor internacional da Força Sindical, e Francisco Sobrinho, presidente dos Químicos do Paraná.

Durante sua participação, Neco, que também é presidente da ADS (Alternativa Democrática Sindical), da qual é presidente, destacou a importância da cooperação e da unidade sindical internacional diante dos impactos da digitalização, do avanço das plataformas digitais e da inteligência artificial nas relações de trabalho.

Outro ponto central dos debates, se dá na defesa do meio ambiente e a urgência de pensar alternativas sustentáveis para a transição verde, garantindo que ela ocorra com justiça social, proteção aos direitos trabalhistas e geração de empregos dignos.

Serginho acrescenta que foram destacados os desafios enfrentados na defesa dos direitos dos trabalhadores, da democracia, por um multilateralismo inclusivo, pelo desenvolvimento com geração de empregos de qualidade e por uma transição justa.

“Destacamos as preocupações com a guerra comercial provocada pelo governo americano com a imposição de tarifas comerciais aos países e reforçamos nossa posição em reivindicar a institucionalização do BRICS sindical, na estrutura oficial do Bloco econômico”, disse o sindicalista.

O sindicalista reforçou a unidade das centrais sindicais brasileiras na realização da plenária/caminhada sindical da classe trabalhadora, dos atos que estão sendo organizados para o primeiro de maio, reforçando nossa pauta trabalhista em defesa da redução da jornada de trabalho, do fortalecimento da negociação coletiva e do custeio sindical, da igualdade salarial entre homens e mulheres, aprovação do PL de isenção do IR até R$ 5 mil, regulação da negociação coletiva dos servidores públicos, entre outras. Destacamos também a realização da COP 30 esse ano em Belém – PA.

Fonte: com informações da Força Sindical.

Deixe uma resposta