Por Sergio Luiz Leite, Serginho
O 1º de Maio é uma data importante para a classe trabalhadora no Brasil e no mundo. Neste dia, celebramos as conquistas obtidas com muita luta, mas também renovamos nosso compromisso com a defesa dos direitos e com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática.
A FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados têm motivos para comemorar, porque as últimas campanhas salariais foram vitoriosas, com reajustes que repuseram a inflação do período, aumento real, cartão alimentação para todos os trabalhadores, além de avanços importantes nas cláusulas sociais e preservação de direitos.
Diante dos desafios do cenário atual, temos também reforçado nossas prioridades de ação em torno da Pauta da Classe Trabalhadora. A luta pela geração de empregos de qualidade e com direitos precisa estar no centro das políticas públicas e das decisões econômicas. A ampliação da formalização, o combate à precarização e o fortalecimento das negociações coletivas são fundamentais para garantir melhores salários e condições dignas de trabalho.
Outro ponto central de nossas reivindicações é a defesa da igualdade salarial entre homens e mulheres. A Lei nº 14.611/2023 precisa ser efetivamente implementada nas empresas, com mecanismos de transparência e fiscalização. A equiparação de direitos é uma demanda histórica que não pode mais ser adiada.
Também reivindicamos a valorização do salário mínimo como instrumento de distribuição de renda e combate à pobreza. A política permanente de reajuste real precisa ser mantida, assim como a garantia de aposentadorias dignas.
Neste 1º de Maio, também destacamos nosso compromisso com a defesa do meio ambiente, redução da taxa básica de juros, transição justa, além do combate a todas as formas de violência e discriminação.
Por fim, reafirmamos a necessidade de fortalecer as estruturas sindicais e o diálogo social. O movimento sindical tem papel fundamental na defesa dos direitos, na promoção da democracia e na construção um país mais justo.
Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e
Vice-presidente da Força Sindical