Dirigentes da FEQUIMFAR e do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, juntos com representantes da Abiquim e lideranças políticas de Cubatão estiveram em audiência, na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em Brasília DF.
Na oportunidade, o vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou um pacote de R$ 2 bilhões em incentivos à indústria química brasileira, iniciativa estratégica para fortalecer o setor e preservar os postos de trabalho. A medida será implementada inicialmente por meio de uma Medida Provisória, que deverá ser assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana, e posteriormente convertida em Projeto de Lei Complementar.
A reunião teve a presença de Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, Herbert Passos, presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, representantes da Abiquim, do prefeito de Cubatão SP, César Nascimento, da vice-prefeita, Andréa Castro, vereadores da cidade e dos deputados Paulo Alexandre Barbosa (PSDB – SP) e Carlos Zarattini (PT – SP),
Herbert Passos destaca que este é o primeiro projeto que estabelece uma contrapartida direta aos trabalhadores, ao assegurar que as empresas beneficiadas só poderão acessar os incentivos mantendo os empregos e preservando o número de trabalhadores durante todo o período de vigência do programa.
“A medida anunciada representa um passo importante na defesa da indústria nacional e dos empregos. O objetivo principal foi alcançado, que era evitar prejuízos ainda maiores. Acreditamos que agora se abre uma expectativa positiva para a recuperação do Polo Industrial”, avaliou Herbert Passos.
Para Serginho, este é um avanço importante, conquistado com mobilização permanente em defesa da indústria, dos empregos e do desenvolvimento nacional, com diálogo social e participação ativa dos trabalhadores no debate de soluções para o setor.







Fotos: Júlio César Silva/MDIC



















