Químicos da Força no Março Mulher

0
79

Lideranças da FEQUIMFAR e dos Sindicatos filiados, bem como Força Sindical e Força Estadual São Paulo, têm promovido diversas atividades em homenagem às mulheres trabalhadoras. Ao longo do mês, já foram realizados diversos eventos e ações, e novas iniciativas estão previstas, incluindo distribuição de brindes e mobilizações voltadas à defesa e valorização dos direitos das mulheres.

Abertura do Março Mulher

Dando início às atividades do Março Mulher, no dia 6 de março, a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e Gênero da Força Sindical, juntamente com o Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais, realizou uma panfletagem na Estação de Trem do Brás -Largo da Concordia. Uma das principais bandeiras de luta é a igualdade salarial entre mulheres e homens. “Esta é uma luta permanente tendo em vista que muitas empresas ainda não implantaram a lei aprovada e sancionada pelo presidente Lula em 2023”, diz Maria Auxiliadora dos Santos, Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e Gênero da Força Sindical e presidente do STTI Instrumentos Musicais e Brinquedos.

Químicos de Rio Claro em ação

No dia 7 de março, o Sindicato dos Químicos de Rio Claro e Região realizou um Café da Manhã para as associadas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, esteve presente e destacou a importância da participação das mulheres no movimento sindical e na luta por direitos, pelo fim da violência de gênero e para se fazer valer o cumprimento da lei de igualdade salarial. O presidente do Sindicato dos Químicos de Rio Claro, Francisco Quintino, ressaltou que a data é um momento de reflexão sobre as conquistas alcançadas e os desafios que ainda precisam ser superados para garantir melhores condições de trabalho.

Químicos de Itatiba em ação

Lideranças do Sindicato dos Químicos de Itatiba e Região, entidade presidida pelo companheiro Valdeci Marques da Silva, realizaram uma ação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a distribuição de brindes às trabalhadoras da categoria. Durante a entrega, dirigentes destacaram a importância de fortalecer a luta por igualdade de oportunidades, salários e melhores condições de trabalho.

Químicos de Itapecerica da Serra em ação

Neste mês de março, lideranças do Sindicato dos Químicos de Itapecerica da Serra e Região, entidade presidida pelo companheiro José Carlos, estão entregando brindes para as sócias em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Também foi realizado um Café da Manhã especial às companheiras, numa parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos da região.

Químicos de Sorocaba em ação

No dia 12 de março, foi a vez da diretoria do Sindicato dos Químicos de Sorocaba e Região promover um jantar especial para as trabalhadoras associadas, com sorteios de estadias nas colônias de férias e kits de perfumes e cosméticos. Carlos Alberto dos Santos, o Carlão, presidente dos Químicos de Sorocaba, falou da importância da data e da luta das mulheres nos dias de hoje em busca de igualdade, respeito, equidade e oportunidade. Além da diretoria do Sindicato, o evento também contou com participação do vereador Izídio de Brito (PT), Laura Santos, coordenadora do Departamento da Mulher da FEQUIMFAR e diretora do Sindicato dos Químicos de Itapetininga e Região, Paula Proença, diretora do Sindicato dos Vestuário de Sorocaba e Angélica Carriel, representando o PT- Salto de Pirapora.

Força Sindical SP promove Encontro de Mulheres

A Força Sindical São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres e Gênero, realizou um Encontro de Mulheres, com a participação de mulheres e homens dirigentes sindicais de diversas categorias, como parte das atividades do Março Mulher. O evento abordou os impactos da inteligência artificial para as trabalhadoras, além de discutir alterações na Lei Maria da Penha e a legislação de proteção aos direitos das mulheres.

Danilo Pereira da Silva, presidente da Força SP e vice-presidente da FEQUIMFAR, homenageou as mulheres e destacou a representatividade do encontro. Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR, ressaltou a luta histórica das mulheres por direitos e desafios como a implementação da Lei de Igualdade Salarial e o combate à violência.

Laura Pereira Santos reforçou o compromisso com a luta pelo fim da violência doméstica e a necessidade de políticas públicas eficazes. Maria Auxiliadora dos Santos defendeu a inclusão permanente de pautas como combate à violência, papel do cuidado e enfrentamento à misoginia na agenda sindical para assegurar a proteção e os direitos das mulheres no trabalho e na sociedade.

Deixe uma resposta