O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Fabricação de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível de Presidente Prudente e Região (Sindetanol), realizou a reunião da diretoria na manhã desta sexta-feira (6), em sua sede, em Presidente Prudente.
Entre os presentes, além dos diretores do Sindetanol, também participaram o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) e vice-presidente da Força Sindical, Sergio Luiz leite, Serginho e Danilo Pereira da Silva, que além de integrar a diretoria do Sindetanol é o presidente da Força SP e vice-presidente da FEQUIMFAR.
Na ocasião, o presidente do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral, deu as boas-vindas ao presidente da Fequimfar e o apresentou para todos, tendo em vista que alguns diretores ainda não o conheciam pessoalmente e deu início aos trabalhos.
Seguindo a ordem do dia, por sua vez, Danilo Pereira fez alguns relatos sobre ações da Força Sindical SP, bem como Milton Sobral abordou, inicialmente, questões a respeito do trabalho do Sindetanol, em especial, sobre as negociações coletivas, a participação no Seminário de Negociação dos Químicos e ações do Conselho Intersidical de Presidente Prudente.
Dentro deste espaço de comunicações e atualizações das entidades, o secretário do Sindetanol, Antônio Mendes Neto, também trouxe informações de atividades da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTQ) e aproveitando falou sobre algumas mudanças e planejamentos de produção que estão ocorrendo no universo de aquisições de usinas na região de Presidente Prudente.
Como é praxe, no quadro de informações por empresas, os diretores foram convidados a falarem sobre o dia a dia nos seus locais de trabalho, principalmente no âmbito da relação dos trabalhadores com o sindicato, momento em que também se discutiu a repercussão das negociações dentro das empresas.
Ao falar, fazendo uma explanação geral das expectativas e lutas mais recentes dentro do processo de fortalecimento do setor do Etanol, o presidente da Fequimfar destacou que existe um caminho muito promissor para o setor, mas é preciso ser preparar ainda mais para que os trabalhadores possam usufruir deste progresso.
“É importante a união, o diálogo e visão de futuro, para evoluímos ainda mais e fazermos a defesa do setor de forma que ele alcance mais projeção em nível mundial e que o trabalhador participe destes avanços, inclusive é necessário fazer isso que estamos fazendo hoje, conversando, ouvindo para melhorar a coesão nas bases, nas entidades sindicais, independente do formato de negociação a ser feito”.
Em ano de eleições, está pauta também esteve presente, ocasião em que Serginho, parabenizou a postura do Sindetanol, de participar ouvindo os candidatos, mas também apresentando uma pauta de reivindicações em nome da categoria e em prol da sociedade.
O presidente da FEQUIMFAR, também destacou o trabalho das Centrais Sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, Intersindical e Pública em conjunto com o MPT (Ministério Público do Trabalho) lançaram uma Campanha Contra o Assédio Eleitoral nas Relações de Trabalho, dia 3 de setembro e já está dando resultado.
Ao encerrar a reunião, Milton Sobral, agradeceu a presença de todos e reforçou a necessidade dos diretores se empenharem cada vez mais no atendimento aos trabalhadores. “Precisamos estar juntos com os trabalhadores, em todos os momentos, prestando serviços para mostrar melhor o sindicato e suas ações diárias, além de ficarmos atentos às reivindicações que possam melhorar a vida do trabalhador e sua família”, finalizou Sobral.
Fonte: Sindetanol.
Fotos: Sérgio Borges.