Sindicato dos Químicos de São João da Boa Vista conquista acordo coletivo para trabalhadores da Elfusa

0
11

O Sindicato dos Químicos de São João da Boa Vista e Região conquistou um novo Acordo Coletivo de Trabalho para os trabalhadores da Elfusa, garantindo reajuste salarial acima da inflação e a manutenção de importantes direitos. A proposta foi apresentada em assembleia e aprovada pela categoria.

De acordo com Carlos Alberto Tomé, presidente do Sindicato e vereador em São João da Boa Vista, a negociação ocorreu em um cenário particularmente difícil, porque este ano, a Elfusa enfrentou queda nas vendas devido à concorrência chinesa e ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre os produtos fabricados no Brasil, fatores que resultaram em mais de 130 demissões ao longo do ano.

Mesmo assim, o Sindicato conseguiu avançar: “Mesmo diante desse difícil cenário econômico, após incessantes conversas, o Sindicato garantiu melhores condições para os trabalhadores e trabalhadoras”, disse Tomé.

Ele destaca que o novo acordo traz conquistas expressivas: “Mais uma vez, conseguimos assegurar um acordo que representa ganhos importantes para a categoria, com aumento real nos salários, avanços no Prêmio por Tempo de Serviço e pagamento da PLR em parcela única. É uma grande vitória que mostra a força da luta sindical e da participação dos trabalhadores.”

Principais pontos do acordo aprovado

• Reajuste Salarial

100% do INPC + 0,58% de aumento real, totalizando 5,10%

• PLR 2025

R$ 3.500,00, em parcela única até 20/02/2025

• Vale Café

Reajuste de 25%, passando para R$ 125,00 mensais

Direitos mantidos no Acordo Coletivo

Horas extras: 70% (semana) e 130% (folgas, domingos e feriados)

Cesta básica de alimentos

Assistência médica hospitalar (plano de saúde)

Vale material escolar

PTS – Prêmio por Tempo de Serviço

Restaurante com refeições fornecidas pela empresa

Transporte para os trabalhadores

Ambulatório médico com clínico geral, ginecologista, pediatra e dentista

Homologação dos sindicalizados no Sindicato

Deixe uma resposta