28 de fevereiro é Dia Mundial de Combate à LER/DORT

0
543

As lesões por Ler/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são causa de tantos males aos trabalhadores e trabalhadoras!

Isto posto, podemos fazer várias reflexões, sobretudo, por se tratar de uma questão em que a prevenção pode mudar drasticamente esse quadro.

A sigla Ler/Dort identifica um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões, nervos (dedos, mão, antebraços, braços e pescoço). Ela tem relação direta com as condições de trabalho e ocorre em decorrência de lesões provocadas por atividades no exercício da função , ou seja, quando esse trabalho exige pessoa realizar tarefas em condições que não são ergonômicas. Exemplos disso são: trabalhar fazendo força física, posições inadequadas, e não se trata, apenas, de questões ligadas ao mobiliário.

Por isso é tão importante e se faz necessária a Avaliação Ergonômica no trabalho (AET), para que medidas preventivas sejam implantadas. Só assim o trabalhador e a trabalhadora poderão ter sua saúde preservada.

É inadmissível aceitar que, com os avanços tecnológicos que existem atualmente e que permitem o aumento da produtividade nas empresas, não se utilize, também, a tecnologia e as formas decorrentes de estudos ergonômicos para se melhorar os ambientes de trabalho, de forma que se trabalhe sem ter, como consequência o adoecimento.

Vale destacar que sabemos que muitos adoecimentos são, justamente, gerados por fatores tais como automação dos processos de trabalho, ritmo de tarefas aumentado e quadro de funcionários cada vez mais reduzido.

É a classe trabalhadora tendo sua saúde prejudicada devido a gestões empresariais que colocam o lucro acima da vida!

Por isso, neste 28 de fevereiro, Dia Mundial de Luta contra Ler/Dort, doenças que são consideradas um problema de saúde pública, reafirmamos a nossa luta pela saúde do trabalhador, com qualidade de vida!

Trabalhar, sim.
Adoecer, jamais.

João Donizeti Scaboli,
Diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR,
Adjunto da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical, Membro do Conselho Nacional de Saúde pela Força Sindical e
Diretor do DIESAT

Deixe uma resposta