343ª Reunião do Conselho Nacional de Saúde em Brasília DF

0
183

Nos dias 14 e 15 de junho, João Scaboli, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, membro do CNS pela Força Sindical e vice-presidente do DIESAT, participa da 343ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília DF.

Na manhã de hoje, o conselho recebeu a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que fez um balanço das últimas ações do Ministério da Saúde e destacou a 17ª Conferência Nacional de Saúde, “oportunidade para reafirmar a importância do SUS e da democracia para a construção de um país com justiça social, cidadania e defesa da vida”. Em sua fala, ela ainda confirmou sua presença e do presidente da República na cerimônia de abertura da etapa nacional da Conferência, a ser realizada no dia 2 de julho, na capital federal.

Durante o encontro, que discute, entre outros temas, o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, capacitação para lideranças sociais e Comissão de Ética e Pesquisa, João Scaboli aproveitou para resgatar os 80 anos da CLT, comemorados em maio.

“Infelizmente, ainda temos muito o que avançar na área de saúde da população brasileira. O artigo 196 da Constituição Federal garante que saúde é um direito de todos e dever do Estado, porém, nem todos têm saúde e o Estado também não está em todos os lugares. A realidade é outra e a situação pode ser bem discrepante nas diversas regiões do país”, disse.

Para Scaboli, um dos caminhos para avançar na área da saúde pública é a fortalecer o controle social, movimento social e sindical, com treinamentos, informação e conhecimento, fortalecendo também o Sistema Único de Saúde – universal, inteiro e completo. “Viva o SUS!”

00

Deixe uma resposta