Na região de Bauru, só faltava essa empresa para fechar o acordo na campanha salarial do setor do etanol
Os trabalhadores da usina Della Coletta Bionergia, de Bariri, vão ter 4% de reajuste em seus salários e manutenção de todas as demais cláusulas econômicas e sociais. O acordo foi fechado ontem, dia 12 de setembro, entre o Sindicato dos Químicos de Bauru e a usina, após a realização de assembleia em que os trabalhadores aprovaram a proposta de reajuste.
Foram mais de quatro meses de negociação da campanha salarial do etanol. Na área de abrangência do Sindquimbru, a Della Coletta foi a última empresa do setor a fechar o acordo coletivo. O índice do reajuste conseguido na Della Coletta é a média obtida pela categoria no Estado de São Paulo e é fruto de uma extensa e dura negociação realizada pelo Sindquimbru.
Edson Dias Bicalho, presidente do Sindicato e secretário geral da FEQUIMFAR, lembra que a campanha salarial 2017 foi ainda mais complicada que as dos anos anteriores por conta da crise política e econômica que o Brasil atravessa, da crise que as usinas de açúcar e etanol de administração familiar enfrentam e do momento de altíssima taxa de desemprego e de perda de direitos trabalhistas. “Considerando este cenário e que o INPC do período, o reajuste de 4% mantém a renda dos trabalhadores. E isso, para nós, é muito importante”, afirma Bicalho.
Fonte: Imprensa do STI Bauru.