Nesta semana, Edson Dias Bicalho, presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru, secretário geral da FEQUIMFAR e membro do comitê executivo da IndustriALL, está participando de reunião do grupo de trabalho da IndustriALL Global Union para o setor de papel e celulose.
O encontro acontece em Estocolmo, na Suécia, reunindo lideranças sindicais da Indonésia, Reino Unido, Brasil, Canadá, França, Estados Unidos, Bélgica, Austrália, Uruguai, Alemanha, Japão, Áustria e Finlândia.
“Estamos discutindo ações voltadas para melhorias das condições de trabalho, saúde e segurança, formação e qualificação profissional no setor da indústria de papel e celulose”, disse Edson.
A delegação brasileira conta ainda com José Roberto, o Betinho, presidente da Federação dos Papeleiros, Lucineide Varjão, da CNQ/CUT e vice-presidenta da IndustriALL América Latina e Caribe, e companheiros dos Papeleiros da CUT.
Na oportunidade, o grupo destacou a importância do setor de papel no Brasil e disse que durante a pandemia de Covid19, todas as fábricas de papel permaneceram abertas. Após anos de um governo com permanentes ataques à classe trabalhadora, agora, com a eleição de Lula como presidente, o país voltou à democracia.