Nesta semana, João Scaboli, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, membro do CNS pela Força Sindical e vice-presidente do DIESAT, e Luiz Alberto Catanoso, membro do CNS pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, estão em Brasília DF participando de reuniões do Conselho Nacional de Saúde na sede da Organização Panamericana de Saúde (Opas).
Neste mês de junho, dando continuidade ao debate sobre os eixos temáticos da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), a 355ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) apresenta o III Eixo temático da 4ª CNGTES: “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.
O objetivo é apresentar e detalhar como o tema pode ser discutido dentro das conferências que estão sendo realizadas nos territórios, estimulando assim maior envolvimento e participação de pessoas gestoras, usuárias e trabalhadoras para a construção de diretrizes e propostas que serão levadas à etapa nacional.
Câncer infantojuvenil
A pauta da 355ª RO do CNS inclui também um importante diálogo sobre os desafios para o combate ao câncer infantojuvenil no SUS. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o diagnóstico de quase oito mil novos casos de câncer infantojuvenil no Brasil para os próximos três anos (2023 a 2025).
Na ocasião, conselheiras e conselheiros de saúde serão apresentados às ações desenvolvidas pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), visando aprimorar a relação entre o Ministério da Saúde e o CNS para fortalecimento da Atenção Básica do país. As eleições do CNS para o triênio 2024/2027 fecham a pauta desta 355ª RO, que será realizada nos dias 12 e 13 no auditório da Opas/OMS, em Brasília, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do CNS.
75ª Reunião Extraordinária
No dia 14 de junho, também com transmissão ao vivo no YouTube a partir das 9h, o Conselho Nacional de Saúde realiza sua 75ª Reunião Extraordinária. A urgente necessidade de implementação de Centro de Terapia Assistida no SUS é o primeiro ponto de pauta a ser discutido.
As atividades e avanços da Conep no 1º quadrimestre de 2024 e as atualizações da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) também serão abordadas na reunião extraordinária.
Fonte: SUS Conecta.