Químicos da Força e ICM juntos no Dia Global de Ação pela Amazônia – 05/09
A floresta amazônica é fundamental para manter a estabilidade climática mundial. É a maior floresta tropical do mundo, lar de uma das mais ricas biodiversidades, mas a Amazônia não é um imenso espaço vazio: também é feita de pessoas! Na Bacia Amazônica existem 48 milhões de habitantes (OTCA, 2024). Pessoas que trabalham, lutam e constroem!
Promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo na Amazônia é fundamental para que o mundo cumpra seus compromissos ambientais, preserve a biodiversidade e melhore a qualidade de vida em uma das regiões mais pobres da América do Sul. No entanto, uma análise da dinâmica recente do mercado de trabalho amazônico revela inúmeros obstáculos para a promoção do desenvolvimento sustentável na região.
Neste 5 de setembro, Dia Global de Ação pela Amazônia, a Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), entidade que a FEQUIMFAR é filiada, tem como objetivo dar visibilidade à população da Amazônia e suas lutas #ListenToAmazonianVoices. Qualquer proposta de desenvolvimento socioeconômico para a Amazônia deve começar com uma análise do desempenho de seu mercado de trabalho.
Apesar do potencial da sua mão-de-obra jovem, a região encontra-se atualmente numa situação desfavorável em termos de emprego e renda, sendo praticamente todos os indicadores mais precários do que no resto da região.
A informalidade é uma marca registrada do mercado de trabalho da Amazônia, uma ilustração gritante da falta de boas oportunidades de trabalho para jovens e adultos.
Descubra as demandas da ICM, clicando aqui. Participe!
Fonte: ICM.