As Campanhas Salariais e Sociais dos trabalhadores nas indústrias farmacêuticas e dos trabalhadores nas usinas e destilarias que produzem etanol no estado de SP começam nesta semana com os Seminários de Negociação Coletiva
“Nas Campanhas Salariais deste ano, a unidade dos Químicos da Força vai lutar pela recuperação do poder de compra dos salários, valorização do Piso e reajuste na PLR, redução na jornada de trabalho, além da manutenção dos demais direitos em Convenção Coletiva de Trabalho. Vamos mobilizar a base para conquistar avanços importantes para as categorias do setor farmacêutico e de produção de etanol.”
Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e
vice-presidente da Força Sindical
Lideranças da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), entidade filiada à Força Sindical e à CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), junto a representantes dos Sindicatos filiados, estarão reunidos nos dias 4 e 5 de fevereiro para os Seminários de Negociação Coletiva do setor industrial farmacêutico e do setor de produção de etanol.
Os encontros, realizados na Colônia de Férias dos Químicos, em Praia Grande (SP), têm como objetivo definir estratégias para a luta por aumento real dos salários, além da manutenção e ampliação dos direitos previstos em Convenção Coletiva de Trabalho.
No dia 4, reúnem-se dirigentes sindicais de todas as regiões do estado de São Paulo, representando mais de 16 mil trabalhadores nas indústrias farmacêuticas; já no dia 5 de fevereiro, serão lideranças representando cerca de 25 mil trabalhadores nas usinas e destilarias de produção de etanol, além também da importante presença de lideranças sindicais dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Goiás e Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Com data-base no primeiro semestre, as duas categorias de trabalhadores são as primeiras que estarão mobilizadas em Campanha Salarial e Social.
A categoria no setor industrial farmacêutico tem data-base em 1º de abril e a categoria no setor de usinas e destilarias de produção de etanol, em 1º de maio.
Seminários de Negociação Coletiva
O Seminário de Negociação Coletiva tem o objetivo de planejar e definir estratégias para as Campanhas Salariais. Durante o encontro, os dirigentes sindicais irão avaliar dados econômicos apresentados pelo DIEESE, discutir o cenário atual e deliberar sobre ações para fortalecer a luta dos trabalhadores. Além disso, será elaborada uma Pré-Pauta de Reivindicações para os setores farmacêutico e etanol, que servirá como base para as negociações com as empresas.
Bandeiras de Luta
Reajuste salarial
Aumento real e PLR
Auxílio alimentação
Saúde e segurança
Trabalho decente
Fim do assédio moral e sexual
Proteção à maternidade
Igualdade salarial entre mulheres e homens (Lei 14.611 de 2023)
Qualificação profissional
Igualdade de oportunidades
Redução da jornada de trabalho
Mais empregos
Fortalecimento da estrutura sindical
Manutenção e ampliação de direitos sociais e trabalhistas