A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTQ) realizou nesta terça-feira, 20 de maio, o Encontro Nacional da entidade e a Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas e previsão orçamentária.
Com a participação de representantes de sindicatos e federações de várias regiões do país, o evento foi realizado de forma remota com programação que discutiu as campanhas salariais dos setores farmacêutico, propagandistas e etanol, além da apresentação da prestação de contas referente ao exercício de 2024 e da previsão orçamentária para 2026.
Sergio Luiz Leite, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, fez um panorama sobre as ações mais recentes, como os debates sobre a Nova Indústria Brasil (NIB), a realização da Marcha da Classe Trabalhadora e a entrega da Pauta da Classe Trabalhadora ao governo federal, destacando ainda os desafios enfrentados no Congresso Nacional, a construção da agenda legislativa das centrais sindicais, além da importância do fortalecimento das negociações coletivas e do custeio sindical.
Nas apresentações setoriais, o presidente da CNTQ, Antônio Silvan Oliveira, expôs o cenário e os desafios da Campanha Salarial do setor farmacêutico. Em seguida, Marcelo, representante da Federação Interestadual dos Propagandistas (FIP), abordou a campanha dos trabalhadores da propaganda médica.
A Campanha Salarial do setor de etanol foi apresentada por Edson Dias Bicalho, secretário-geral da FEQUIMFAR, João Pedro Alves Filho, presidente do Sindicato dos Químicos de São José do Rio Preto, e Alberto de Jesus Araújo, do SINTAFQUIMI/MT. Os dirigentes destacaram o andamento das negociações, as propostas recebidas e os desafios enfrentados nas diferentes regiões do país.
Encerrando a programação, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, conduzida por Antônio Silvan Oliveira, João Moraes de Souza (secretário-geral) e Danilo Pereira da Silva (tesoureiro), com a apresentação da prestação de contas do ano de 2024 e a previsão orçamentária da CNTQ para 2026.