Vitória da luta e pressão sindical: Senado aprova isenção do IR para R$ 5 mil

0
75

Após a aprovação na Câmara Federal no mês passado, ontem, 5 de novembro de 2025, o Senado Federal aprovou a isenção do IR (Imposto de Renda) para quem ganha até R$ 5 mil. O texto com a matéria segue para sanção do presidente Lula.

“É mais uma grande e histórica vitória do movimento sindical para os trabalhadores e trabalhadoras, que novamente demonstra a nossa relevância para a sociedade brasileira e para o desenvolvimento do País, no rumo da justiça tributária e social. A luta faz a lei!”, diz o presidente Miguel Torres (Força Sindical, Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes).

Vale lembrar que esta proposta foi idealizada pelo movimento sindical brasileiro unificado, faz parte do documento da Conclat 2022 e adotada como promessa de campanha do presidente Lula.

A proposta do governo foi encaminhada à Câmara Federal, mas essa casa legislativa só aprovou o nosso projeto após a mobilização popular. Diversas vezes, líderes sindicais da Força e demais centrais debateram e dialogaram com lideranças políticas cobrando a aprovação dessa medida, que só irá trazer benefícios para a sociedade.

“ É uma questão de justiça tributária”, comemorou o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna.

“Parabéns ao nosso movimento sindical, à classe trabalhadora e ao presidente Lula”, afirma Miguel Torres, presidente da Força Sindical.

“É uma grande conquista que irá beneficiar milhões de pessoas, favorecer o consumo e diminuir as desigualdades”, afirma o líder sindical.

O presidente da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores Químicos), Sérgio Luiz Leite, lembra e que a luta para corrigir as distorções na tabela do IR irá continuar.

Fonte: Força Sindical.

Deixe uma resposta