Associados ao STI Bauru recebem kit de material escolar

0
250

Em época de inflação alta e crise, o benefício ajuda muito, principalmente porque chega em período do ano de despesas em alta

Neste mês de janeiro, começou a entrega de kits de material escolar aos associados ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Bauru e Região (Sindquimbru). É um benefício para incentivar a educação, com o objetivo de ajudar a equilibrar o orçamento no início do ano. Como, na média, cada associado tem em sua casa duas pessoas que estudam, é uma economia de cerca de R$ 120,00. Em época de inflação alta e crise, os trabalhadores têm expressado que o kit ajuda muito.

Tem direito ao benefício todos os associados e seus dependentes que frequentem escola ou faculdade. Os kits são formados por itens que variam dependendo do nível de escolaridade: pré-escola, 1.º ao 5º ano e 6º ano ao ensino superior. Para reduzir custos, com base nas listas de material escolar da rede pública de ensino, o Sindicato compra os produtos e monta os kits.

Neste ano, o Sindicado vai distribuir mais de 500 kits em Bauru e cidades da região que integram sua base de atuação. Vanderlei de Oliveira, diretor do Sindicato, que está percorrendo boa parte das empresas com associados para entregar o kit direto ao trabalhador e à trabalhadora, conta que o interesse pelo benefício aumentou bastante na comparação com anos anteriores.

“Chegamos para entregar e os trabalhadores vêm nos procurar. Muitos comentam que vai ser uma ajuda e tanto para o orçamento e que, com o kit, não vai comprar material escolar. Outros, que não são associados, também têm perguntado sobre como fazer para receber o benefício. Inclusive, já tivemos novos trabalhadores que aproveitaram a ocasião para se associar”, conta Vanderlei.

Edson Bicalho, presidente do Sindquimbru, lembra que há outros benefícios para os associados. Além do kit de material escolar, a entidade oferece assistência jurídica, cartão alimentação no mês do aniversário, corte de cabelo em salões credenciados para o associado e seus dependentes diretos e desconto na Colônia de Férias, em Praia Grande.

Mas o benefício mais importante do sindicato, frisa Edson, é a luta por salários dignos, por segurança no trabalho e por direitos trabalhistas. “Estamos vivendo um período de ataque aos direitos trabalhistas duramente conquistados ao longo da história. É preciso resistir. Temos conseguido, com muita articulação e pressão, frear parte destes ataques. E quanto a salário, o setor químico conquistou, em 2021, reposição integral da inflação medida pelo INPC e pago de uma única vez, o que foi uma vitória. Mais de 50% das negociações no Brasil em 2021 não conseguiram a reposição integral da inflação. Algumas categorias conseguiram, mas com pagamento parcelado”, completa.

Fonte: Imprensa do STI Bauru.

Deixe uma resposta