Ato por soberania na São Francisco terá OAB-SP, centrais e entidades de direitos humanos

0
15

Grupos se reunirão na sexta para protestar contra ameaças de tarifaço de Donald Trump e o anúncio de revogação de vistos para os EUA dos ministros do STF

Entidades como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, o grupo Prerrogativas, o Instituto Vladimir Herzog e a UNE (União Nacional dos Estudantes) participarão nesta sexta-feira (25) do ato em defesa da soberania nacional no Largo de São Francisco.

A imagem mostra a fachada do Museu de Arte de São Paulo (MASP), com colunas imponentes e um detalhe arquitetônico no topo. Há várias bandeiras hasteadas, incluindo a bandeira do Brasil e a do estado de São Paulo. O céu está claro com algumas nuvens.

Também confirmaram presença ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Comissão Arns de Defesa dos Direitos Humanos, a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Fórum das Centrais Sindicais, IBCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O mote são as ameaças de tarifaço de Donald Trump e o anúncio de revogação de vistos para os EUA aos ministros do STF. A ideia é prestar solidariedade ao Judiciário e ao Ministério Público, também alvos do governo americano, além de denunciar a interferência nos assuntos internos do Brasil.

A ideia dos organizadores é se inspirar em uma manifestação ocorrida no local em agosto de 2022, durante a campanha eleitoral, em defesa da democracia. Na época, havia o temor de que a reeleição de Jair Bolsonaro representasse uma ruptura institucional.

O ato de agora não deve ter a mesma dimensão do anterior, que lotou o pátio da faculdade e arredores. O evento, que ocorrerá no salão nobre da faculdade, é pensado como um pontapé inicial na mobilização em defesa da soberania.

Fonte: Painel (Folha de S. Paulo)

Deixe uma resposta