Nesta terça-feira, 20 de junho, representantes da Bancada dos Trabalhadores no CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) estiveram reunidos com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
O encontro marca não apenas o retorno das reuniões presenciais do conselho, mas também a importância que o governo atual atribui aos fóruns tripartites de diálogo.
Durante o encontro, diversos assuntos foram abordados, sendo que um dos principais foi a defesa do orçamento do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). A Bancada dos Trabalhadores expressou a necessidade de destinar recursos não apenas para o custeio do seguro-desemprego e do abono salarial, bem como para os repasses ao BNDES, mas também para a implementação de políticas públicas efetivas de emprego. Entre essas políticas, destacam-se qualificação profissional, intermediação de mão de obra, investimentos setoriais por meio dos depósitos especiais, fomento setorial e outros programas voltados para a geração de emprego e renda.
De acordo com Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR, vice-presidente da Força Sindical e membro do CODEFAT, “é fundamental que disputemos o orçamento do FAT tanto dentro do governo quanto no Congresso Nacional”.
Nesta quarta-feira, acontece a primeira reunião do CODEFAT no ano de 2023, quando serão discutidos diversos temas, entre eles, o orçamento do FAT.