Campanha Salarial do Etanol conquista acordos em várias regiões do estado

0
662

(Atualizado em 19/05/2022)

A Campanha Salarial e Social dos Trabalhadores nas usinas e destilarias de produção de etanol no estado de SP, data-base 1º de maio, está a todo vapor e avançando em várias regiões.

A FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados representam 25 mil trabalhadores no setor que estão mobilizados em todo o estado.

Acompanhe os Acordos atualizados: 

Região de Ipaussu

Os Químicos de Ipaussu, Sindicato presidido por José Carlos de Paula, fechou acordo com a suína Santa Maria, beneficiando cerca de 160 trabalhadores. O acordo reajusta o Piso Salarial em 12,47% e os salários acima do piso terão reajuste de 12% (tudo em uma única vez). Além disso, o Sindicato conquistou um vale alimentação para todos os trabalhadores no valor de R$ 150,00.

Na usina Londra, de Itaí, cerca de 230 trabalhadores terão os seus salários reajustados em 12,47%, de forma linear em parcela única, além da manutenção das demais cláusulas do acordo anterior.

Região de Bauru

Edson Dias Bicalho, presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região, destaca os acordos já aprovados com a usina Ipiranga, em Iacanga SP, e Dela Coletta, em Bariri SP. Ao todo, serão beneficiados cerca de 670 trabalhadores. “Conseguimos a reposição integral do INPC (12,47%) em uma única vez aplicado em todos os salários e no cartão alimentação. Uma grande vitória nesta Campanha Salarial, mas seguimos mobilizados para avançar nas negociações”, diz Edson.

Região de Ribeirão Preto

O Sindicato dos Químicos de Ribeirão Preto, presidido por Pedro Jesus Sampaio, avançou nas negociações coletivas e já conquistou acordo em seis usinas, são elas: usina Batatais, Pitangueiras, CEVASA (Central Energética Vale do Sapucaí), usina Irmãos Toniello, Virálcool e usina Basan. Cerca de 2 mil trabalhadores serão beneficiados com reajuste de 12,47% de uma única vez, índice que será aplicado sobre todas as faixas salariais.

Região de Guaíra

O Sindicato dos Químicos de Guaíra, presidido por Célio Pimenta, também avançou nas negociações coletivas e conquistou acordos coletivos na região. Na Usina Colorado, Usina Mongiana (3.700 trabalhadores) e Usina Guaíra (400 trabalhadores), os trabalhadores terão reajuste salarial de 12,47% em uma única vez.

Na Usina Mongiana, a reposição integral do INPC também será aplicada no cartão de alimentação, refeição e PLR. 

Na Usina Guaíra, o reajuste na PLR será de 16,15%.

Região de São José do Rio Preto

Presidido por João Pedro Alves Filho, o Sindicato dos Químicos de São José do Rio Preto, avançou nas negociações coletivas e conquistou a seguinte proposta: reajuste de 12,47% linear e de uma única vez nos salários dos trabalhadores dos Grupos: Tiete, Colombo e Itajobi.

A proposta já foi aprovada em três unidades: Tiete Paraiso com 400 trabalhadores, Tiete Ubarana com 300 trabalhadores e Itajobi com 300 trabalhadores. Nos próximos dias, o Sindicato realiza assembleia nas demais unidades para aprovação dos trabalhadores.

As negociações continuam

Nas demais regiões, as negociações continuam. Os trabalhadores seguem mobilizados e lutam pelo reajuste salarial, no Piso e PLR.

Deixe uma resposta