CNS realizara atividade de sensibilização sobre vacina contra Covid-19 no Fórum Social Mundial 2021

0
357

Na semana passada, João Scaboli, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, membro do CNS pela Força Sindical e diretor do DIESAT, acompanhou a Live  “Abraçar a vacina é amar: a vida, a ciência e o SUS” no Fórum Social Mundial 2021.

“Parabéns a iniciativa e a todos os expositores. Nossa luta é para que a vacina chegue em todos e todas, e que possamos ter um SUS mais valorizado, sistema universal, inteiro e completo! Saúde, direito de todos e todas, é um dever do estado!”, disse Scaboli.

O Brasil e o mundo estão vivendo uma grave crise sanitária com a pandemia da Covid-19. O desfinanciamento constante do Sistema Único de Saúde (SUS), a negligência e o negacionismo do Estado diante das ações de enfrentamento ao coronavírus ainda são barreiras que impedem a ampliação das vacinas para todos e todas no Brasil. É por isso que o Conselho Nacional de Saúde (CNS), no dia 29 de janeiro, realizou a atividade “Abraçar a vacina é amar: a vida, a ciência e o SUS” no Fórum Social Mundial 2021.

O Brasil segue como um dos países mais afetados, vivendo uma aceleração tanto dos casos de Covid-19 quanto da perda de vidas decorrentes da doença, totalizando mais de 8 milhões e 600 mil casos confirmados e mais de 217 mil óbitos, até o dia 25 de janeiro de 2021. A atual situação da pandemia no país, inclusive com a vários episódios de colapso do sistema de saúde, demonstra que muitas pessoas ainda irão contrair a doença. Consequentemente, haverá um aumento ainda maior no número de internações seguido pelo aumento do número de vidas perdidas.

Vacinação e Equidade

Para além das condições clínicas e de comorbidades, os impactos da pandemia não são iguais para todas as pessoas e grupos sociais da sociedade brasileira. É preciso que o governo leve em consideração as populações que vivem mais vulnerabilidades no país, como grupos prioritários para a vacinação, que é totalmente segura para qualquer pessoa.

O objetivo da atividade foi abordar a vacina contra a Covid-19 como um bem comum e universal, e discutir os desafios tanto para o seu acesso buscando a equidade, quanto para a luta de sua efetivação plena para a população brasileira. A atividade contou com a presença de profissionais da saúde, ativistas do SUS e acadêmicos em três painéis diferentes: O Papel da Ciência – Pesquisa e Produção – para o acesso universal às vacinas contra a Covid-19; O Papel da Ciência – Regulação Sanitária – para o acesso universal às vacinas contra a Covid-19; e O princípio da equidade para o acesso universal à vacinação.

O que é o Fórum Social Mundial?

O Fórum Social Mundial é um evento internacional que ocorre desde 2001, reunindo mais de cem países diferentes, organizado coletivamente por inúmeros ativistas, pesquisadores e trabalhadores de diferentes áreas, sempre em defesa dos Direitos Humanos e do desenvolvimento social entre as nações.

Para assistir ao vídeo, acesse: Abraçar a vacina é amar: a vida, a ciência e o SUS

Fonte: com informações do SUS Conecta

 

Deixe uma resposta