Conselho Nacional de Saúde faz reunião de planejamento

0
485

Nesta semana, os conselheiros João Scaboli, pela Força Sindical, e Luiz Catanoce, pelo Sindnapi, estão em Brasília DF, para reunião de Planejamento Estratégico e Participativo: questões conceituais e orientações metodológicas do Conselho Nacional de Saúde.

A atuação do controle social na saúde requer um olhar cuidadoso para o contexto social e político brasileiro no intuito de manter a continuidade dos direitos garantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) está reunido em Brasília DF, com representantes dos usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço em saúde, entre titulares e suplentes, para planejar as ações da gestão até 2022.

Para Fernando Pigatto, presidente do conselho, esse momento não deve definir ações estáticas, pois deve ser compreendido como uma orientação coletiva e dinâmica para a atuação do CNS. “Não estamos aqui para conflitar opiniões, mas para definirmos o que queremos para o conselho nessa gestão, adaptando aos contextos sempre que necessário”, disse.

Principais pautas

Dentre as pautas, os 144 conselheiros e conselheiras nacionais de saúde debateram temas e estratégias para a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou investimentos do SUS até 2036, além de discutirem as ameaças à seguridade social, como a anunciada reforma da previdência.

Fonte: SUS Conecta.

Deixe uma resposta