Dia Mundial da Saúde: por um mundo mais justo e saudável

0
431

Por João Donizete Scaboli

7 de abril é o Dia Mundial da Saúde, data criada para conscientizar a população a respeito dos vários aspectos que envolvem a Saúde a fim de ter uma melhor qualidade de vida.

Todos os anos, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico e prioritário da agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2021, a proposta é baseada na construção de um mundo mais justo e saudável, por isso, aproveitamos destacar que a Saúde é um direito fundamental e zelar por ela é dever do Estado, mas todas as pessoas também devem fazer a sua parte.

A pandemia atingiu duramente todos os países e os impactos no Brasil foram ainda mais severos, em especial, na população mais vulnerável.

A pandemia escancarou a desigualdade que existe em nosso país e mostrou que há pessoas que são capazes de viver de forma mais saudável e têm melhor acesso aos serviços de saúde do que outras.

Nesse aspecto, então, ressaltamos a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde, o SUS, e políticas públicas de saúde, considerando que só assim será possível atender as necessidades da população como um todo. Nossa luta é pelo fortalecimento e pelo financiamento do SUS, para que ele siga exercendo a sua função, articulando medidas de prevenção e proteção da população mais vulnerável. Para que haja vacinas para todos! O Brasil precisa do SUS. Um SUS universal, inteiro e completo!

Portanto, nossa luta é para garantir a equidade na Saúde, para que todas as pessoas tenham as mesmas chances e oportunidades de acesso a serviços de saúde de qualidade, a métodos preventivos eficazes, a alimentação adequada, a medicamentos, tratamentos e a uma vida digna!

Nesta data, aproveitamos também para homenagear mais uma vez o trabalho de todos os profissionais da saúde que estão na linha de frente, trabalhando dia e noite, cuidando e zelando pelo bem estar de toda a Nação.

João Donizete Scaboli,
Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR,
Adjunto da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical,
Membro do Conselho Nacional de Saúde (pela Força Sindical) e
Diretor DIESAT

Deixe uma resposta