Nesta semana, Edson Dias Bicalho, presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru, secretário-geral da FEQUIMFAR e membro do Comitê Executivo da IndustriALL, participou nesta semana do primeiro encontro mundial da rede de trabalhadores da GSK, realizado em Paris.
Pela primeira vez na história, representantes sindicais de todas as unidades da empresa se reuniram nos dias 9 e 10 de dezembro, na sede da FCE-CFDT, para um encontro que estabeleceu as bases de uma rede global unificada de trabalhadores.
Durante a reunião, o grupo discutiu o atual cenário marcado por reestruturações, terceirização e redução de força de trabalho em vários continentes, e destacou os desafios comuns e a necessidade urgente de coordenação global.
Delegações da Europa, Ásia, América Latina e América do Norte compartilharam relatos sobre precarização, pressão produtiva, lacunas de negociação coletiva e riscos à saúde e segurança.
Como encaminhamento, a rede decidiu iniciar diálogo com a GSK para a criação de um Conselho Global de Trabalhadores e priorizar ações em defesa dos trabalhadores mais vulneráveis, como os do Paquistão e da Indonésia.























