Em Genebra, trabalhadores brasileiros defendem importância da retomada do diálogo social

0
217

Uma delegação da Força Sindical está em Genebra, na Suíça, participando da 111ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Paralelamente, tem realizado encontros e diálogos sobre relações de trabalho e valorização do movimento sindical.

No dia 13 de junho, o grupo esteve reunido com o secretário-geral adjunto da IndustriALL Global Union,  Kemal Özkan, que estava acompanhado do companheiro Tom Grinter, assessor e coordenador de projetos do setor de indústria química, farmacêutica, papel, celulose e borracha. “Na oportunidade, fizemos um relato da atual situação sindical brasileira e as perspectivas de mudanças que valorizem as negociações coletivas, revisem a reforma trabalhista, regularize o custeio sindical e fortaleça as entidades sindicais”, disse Serginho.

No dia 13 de junho, foi a vez dos trabalhadores brasileiros utilizarem da palavra na 111ª Conferência Internacional do Trabalho. “O companheiro Lisboa foi o nosso representante brasileiro. Defendemos o fortalecimento das negociações coletivas, a retomada do diálogo social do Brasil, bem como a importância da unidade de ação das centrais sindicais brasileiras”, disse Serginho.

Um dia antes, reunião da delegação brasileira (com representantes do governo, trabalhadores e empregadores) com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, fez um balanço sobre os debates nas diversas comissões temáticas, dentre elas, aprendizagem, transição justa, finanças e justiça social.

No mesmo dia, 12 de junho, o ministro do trabalho do Brasil fez seu pronunciamento na Conferência, falando sobre as ações do governo Lula nos primeiros meses de governo, destacando a Lei de igualdade salarial entre homens e mulheres, reorganização do Ministério do Trabalho, combate ao trabalho escravo, criação e valorização dos conselhos tripartite para o desenvolvimento do diálogo social, retomada da política nacional de valorização do salário mínimo. Saudou ainda o secretário geral da OIT pela iniciativa por uma aliança global pela justiça social e transição justa!

Deixe uma resposta