Em Rio Claro, dirigentes se manifestam no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

0
734

Dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Sua origem ocorreu por conta de 78 trabalhadores que morreram num acidente decorrente de uma explosão em uma mina no Estado de Virgínia. Sindicalistas canadenses, inconformados e solidários, criaram esta data em sinal de protesto e em memória a essas vítimas, e a data foi sendo adotada por outros vários sindicatos no mundo inteiro. Em 2003, a OIT a instituiu como Data mundial e no Brasil, desde 2005, ela vem sendo adotada como o Dia Nacional.

João Donizeti Scaboli, Diretor do Departamento de Saúde da FEQUIMFAR, frisa: “Queremos nesta data, 28 de abril, reforçar nosso compromisso de continuarmos, todos juntos, em estado de alerta e de enfrentamento necessário para que não haja retrocesso no mundo do trabalho. Para que trabalhadores e trabalhadoras não sejam prejudicados em sua dignidade. E que possam ter um presente e um futuro com garantias de avanços em saúde e qualidade de vida e não de retrocessos”.

Em Rio Claro, o CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, realizou na manhã de hoje (27), no Jardim Público, atividades como Lian Gong, aferição de pressão, orientações em saúde do trabalhador e prevenção de doenças.

O Sindicato dos Químicos de Rio Claro esteve presente no evento, representado pelos diretores Paulo Henrique Gonçalves, Sergio Luiz Fosaluza, Milton Antonio Roberto, Djalma de Paula e Luiz Carlos Spatti.

Paulo Gonçalves que representa o Departamento de Saúde do Sindicato dos Químicos no CEREST, salienta: “É bom lembrarmos, nesta data, dos trabalhadores que foram acidentados em suas funções, mas nós, sindicalistas, não podemos nos esquecer de que a luta é difícil e diária, pois ainda existem patrões que não dão a mínima importância para esse tema”.

Fonte: Imprensa do STI Rio Claro.

Deixe uma resposta