Nesta sexta-feira, dia 14 de julho, Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, e Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região, participaram de uma visita do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho à fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo SP.
O evento também foi marcado por cerimônia para o anúncio das primeiras vendas de veículos comerciais (ônibus e caminhões) da montadora no âmbito do programa de renovação de frota do Governo Federal. O programa segue a Medida Provisória 1175 de 2023, que estabelece incentivos para a renovação de frota, facilitando a compra de veículos mais sustentáveis.
Para Serginho e Edson, da FEQUIMFAR/Força Sindical, o incentivo de ações de descarbonização é muito importante para enfrentar os desafios ambientais: “Nesse sentido, além dos veículos com motores elétricos, é fundamental destacar o etanol como importante opção de biocombustível, fonte de energia renovável e que apresenta vantagens significativas em termos de redução de emissões de gases de efeito estufa”.
O evento foi realizado no Espaço Mercedes com a presença de autoridades, parceiros do setor de transporte e sindicalistas. O grupo teve a oportunidade de conhecer a linha de produção de chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, que utiliza conceitos e processos da Indústria 4.0, obtendo ganhos de qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade.
Os visitantes foram transportados internamente na fábrica pelo ônibus elétrico eO500U, que já está sendo produzido nesta unidade da Empresa e que foi tema de uma apresentação aos participantes.