Jornal Opinião de Araras destaca eleição de Serginho para presidência do Codefat

0
64

DESTAQUE

Serginho Leite é eleito presidente do Codefat para o biênio 2025/2027

O dirigente sindical Sergio Luiz Leite, o Serginho, foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) para o biênio 2025/2027. Ele irá substituir o atual presidente, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que passará a ocupar a vice-presidência do conselho. O pleito ocorreu durante a reunião realizada na quarta-feira (25), em Brasília.

Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) e vice-presidente da Força Sindical, Serginho ocupará a presidência do órgão como representante dos trabalhadores. Ele foi indicado a partir de um consenso entre as centrais sindicais que compõem o Codefat, com representantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Nova Central Sindical e CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros).

Com uma trajetória de quase 20 anos no conselho, Serginho iniciou sua atuação no Codefat em 2007 como conselheiro suplente da Força Sindical, sendo designado conselheiro titular em 2009. Desde então, participa ativamente das reuniões relacionadas à gestão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que financia políticas públicas como o pagamento do seguro-desemprego, seguro-defeso, abono salarial, programas de qualificação profissional e intermediação de mão de obra.

A presidência do Codefat é eleita bienalmente por maioria absoluta entre os membros do colegiado e segue um sistema de alternância entre os representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo. O Codefat é um órgão colegiado, de caráter tripartite e paritário, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, com o objetivo de formular políticas públicas de geração de emprego e renda, realizar controle social e deliberar sobre a aplicação dos recursos do FAT.

“Diante do cenário de novas tecnologias e da profunda mudança nas relações entre capital e trabalho, precisamos refletir sobre o impacto dessas transformações em instituições como o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Com importante papel de apoio e no fortalecimento das políticas públicas de emprego e renda, é fundamental que o FAT possa se adaptar para assegurar que a revolução tecnológica não exclua os trabalhadores, protegendo empregos e qualificando a base para os desafios do futuro. O FAT é uma ferramenta fundamental para garantir uma transição justa para os trabalhadores”, afirmou o presidente eleito do Codefat.

Deixe uma resposta