Nossa luta no Dia Mundial da Saúde

0
562

No dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, uma data criada com a finalidade de conscientizar a população a respeito dos vários aspectos que envolvem a saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Sendo assim, por mais que se façam campanhas sobre os principais fatores que causam danos à saúde das pessoas, sabemos que as melhores condições de saúde estão ligadas a hábitos saudáveis, bem como condições dignas de vida.

E podemos incluir nestas “condições”, políticas públicas sérias que foquem o saneamento básico, boa alimentação, recursos da medicina preventiva, meios de transportes seguros e eficazes, esporte, lazer, educação, bem como o trabalho decente.

Neste momento em que a classe trabalhadora está sendo duramente afrontada, com reformas que têm retirado direitos, como foi a trabalhista e será a previdenciária se aprovada no Congresso, deixamos registrado nosso descontentamento e nosso engajamento numa luta que vai além dos ambientes de trabalho.

Outra afronta aos trabalhadores é a EC 95, que congela verba da saúde e da educação. Nossos profissionais de saúde e educação estão doentes, com transtornos mentais. Precisamos olhar e amparar também essa parcela da população.

Dizemos não ao retrocesso!

O nosso compromisso com bem-estar físico, mental e social é com toda a comunidade!

Por isso, neste 7 de abril, vamos fortalecer ainda mais a mobilização pela manutenção de direitos trabalhistas, sociais e previdenciários, na certeza de que só assim será possível uma vida digna e com Saúde!

João Donizete Scaboli

Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR,
Diretor adjunto da Secretaria Nacional e Segurança e Saúde do Trabalhador da Força Sindical,
Representante da Força Sindical e FEQUIMFAR e Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde e
Representante da Força Sindical e FEQUIMFAR no Conselho Curador da FUNDACENTRO

Deixe uma resposta