Pautas de reivindicações dos sindicatos devem incluir necessidades dos trabalhadores negros

0
860

O secretário de Assuntos Raciais da Força Sindical, Adalberto Galvão, Bebeto, defendeu hoje (dia 18) a atualização das pautas de reivindicações que sindicatos e federações apresentam aos patrões para negociarem as convenções coletivas de trabalho das categorias. Segundo Bebeto, é preciso incluir o acesso dos trabalhadores negros ao mercado de trabalho e a ascensão deles nos quadros das empresas, além de políticas de saúde e de igualdade de oportunidade.

“Os espaços que os negros ocupam nas empresas devem ser de autonomia e não de segregação. Não podemos combater a pobreza sem considerar os mais pobres da sociedade. Os sindicatos devem incluir estes pontos nas pautas de reivindicações e estabelecerem relações com os movimentos negros”, afirmou.

Bebeto foi um dos expositores do tema “O Movimento Sindical e Negro na Política:  Novos Desafios e Perspectivas”, debatido no o II Seminário de Promoção e Igualdade Racial: Década Internacional dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento, feito pela Força Sindical.

A secretária-adjunta de Assuntos Raciais da Força, Maria Rosangela Lopes, observou que, nesta crise econômica que o País atravessa, os negros foram os mais atingidos. Ela citou a capital da Bahia, Salvador, onde a população negra é muito grande.

Maria Rosangela disse ainda que o governo deve avaliar os resultados alcançados com a aplicação da Resolução 746, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que estabelece o preenchimento obrigatório do campo cor ou raça em todas as contratações feitas por programas que foram financiados pelo fundo.

Segundo ela, a medida era considerada crucial para a formulação de políticas públicas voltadas a combater a desigualdade racial no país. A intenção era obter informações sobre quem está sendo contratado, com a estratificação por raça, auxiliando a identificar com precisão os locais onde precisamos direcionar as políticas públicas.

Para Ruth Coelho Monteiro, secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Força, que foi mediadora do debate, é importante que os sindicatos, federações, confederações e centrais se unam para combater o preconceito e incentivar políticas públicas, com a lei de cotas, que existe em universidades.

PROGRAMAÇÃO DIA 18 DE NOVEMBRO

08h30 – recepção e café
09h às 10h: 3ª MESA TEMÁTICA:
O Mercado Trabalho e a Saúde da População Negra
1º Expositor: Dra. Elisa Lucas Rodrigues – Coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena
2º Expositor: Mauricio Pestana – Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Cidade de SP
MEDIADOR: Marcos Antônio A. Ribeiro – Secretário de Saúde e Segurança no Trabalho da Força Sindical São Paulo
PERGUNTAS: (20 minutos)
______________________________________________________________________________________
10h00 às 10h15 –     Intervalo para o café
______________________________________________________________________________________
10h15 às 11h15: 4ª MESA TEMÁTICA:
O Movimento Sindical e Negro na Política:  Novos Desafios e Perspectivas
1º EXPOSITOR: Adney Araújo de Abreu, Secretário de Promoção da Igualdade Racial da FETIASP e Presidente do Conselho do Negro de Piracicaba/SP – CONEPIR
2º EXPOSITOR: Francisco Carlos Quintino – Presidente do Sindicato dos Químicos de Rio Claro/ Presidente do INSPIR/ Secretário de Promoção da Igualdade Racial da Força Sindical – SP
3º EXPOSITOR: Deputado Federal Bebeto Galvão – BA – Secretário de Assuntos Étnicos e Raciais da Força Sindical.
MEDIADORA: Ruth Coelho – Secretária de Direitos Humanos da Força Sindical.
Perguntas: 20 MINUTOS
11h20 às 12h – CONSIDERAÇÕES FINAIS E ENCERRAMENTO.

Fonte: Imprensa da Força Sindical.

Deixe uma resposta