Químicos de Guarulhos: 55 anos de lutas e conquistas ao lado do trabalhador

0
752

“Ao longo de 55 anos de história, o Sindiquímicos tem trabalhado, incansavelmente,  para a melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores (as) da categoria que representamos – com ampliação de conquistas salariais e sociais – a fim de assegurar também qualidade de vida aos seus familiares. O  momento  atual é de luta  e contra a retirada de diretos da nova lei trabalhista e em vias da aprovação da reforma previdenciária. E por isso, Trabalhadores e Sindicato,  temos que nos manter unidos, coesos e organizados para enfrentarmos juntos e fazermos valer a defesa da classe trabalhadora. O trabalhador também precisa ter acesso a um ambiente de trabalho seguro e de qualidade para o crescimento e realização profissional, bem como acesso a educação, saúde, transporte público de qualidade, moradia e de momentos de descanso para que possam desfrutá-los com a família”
Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímícos  

Representantes de entidades e lideranças reconhecem a importância do Sindiquímicos

“Há 55 anos o Sindiquímicos vem trabalhado seriamente pelos direitos dos trabalhadores e pelo progresso de nossa cidade. Por essa razão, não poderia deixar de parabenizá-los nessa data tão especial”, Gustavo Henric Costa, Guti, prefeito de Guarulhos

“Ao comemorarmos os 55 anos do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região, em nome do companheiro Antonio Silvan Oliveira, homenageamos toda a diretoria da entidade, que tem dedicado parte importante de suas vidas na construção de um sindicalismo forte. Sempre no objetivo maior de valorizar as conquistas dos trabalhadores, o Sindicato tem somado às lutas da classe trabalhadora brasileira e fortalecido o movimento sindical. Neste momento que nos deparamos com a nova lei trabalhista, é importante que mantenhamos a organização de luta, como sempre ocorreu, para enfrentarmos mais esta adversidade, com resistência e perseverança, fazendo valer a defesa da classe trabalhadora de forma digna. Parabéns a todos os companheiros e companheiras que fizeram e fazem parte da história do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região”, Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical

“O companheiro Antonio Silvan Oliveira e toda sua diretoria estão de parabéns pelo trabalho que realizam em prol dos trabalhadores químicos de Guarulhos. Os 55 anos do sindicato mostram que seus dirigentes sempre foram atuantes para luta em defesa dos direitos dos trabalhadores”, Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical

“Só uma entidade séria, responsável e aguerrida é capaz de sobreviver por 55 anos no Brasil. O sindicato dos químicos de Guarulhos além de trazer em si essas qualidades, que não são poucas, apresenta um histórico de lutas e conquistas, com o reconhecimento dos trabalhadores do setor. Porque nenhuma entidade sobrevive tanto tempo sem ser reconhecida por aqueles que ela representa”, Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical/SP 

O Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos foi fundado em 5 de outubro de 1962 e, atualmente, possui mais de 30 mil trabalhadores na base de atuação nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes, Fibras, Reciclagem Plástica, Setor de Transformação nas regiões de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Igaratá.

O Sindicato dos Químicos de Guarulhos esteve à frente de iniciativas pioneiras, que servem de referência para outras categorias, como ser a primeira entidade a conquistar a estabilidade da empregada gestante, num julgamento do dissídio no TST, em 1972.

Nas Convenções Coletivas foram conquistadas cláusulas que vão sendo melhoradas a cada ano, como a  ampliação e cumprimento de cláusulas sociais e acordo de Participação de Lucros ou Resultados – PLR.  Em algumas empresas, o PLR e PPR são resultados de uma ação efetiva do Sindiquímicos na composição de Comissão de trabalhadores junto aos representantes da empresa.  Destacam-se as importantes conquistas como a redução da jornada beneficiando diversos trabalhadores que compõem nossa base e empresas  em que as 40 horas já são praticadas, com abrangência pioneira extensiva e assegurada em Convenção Coletiva de Trabalho aos Farmacêuticos do Estado de São Paulo.
O Sindiquímicos também se consolida como pioneiro na criação do departamento de Inclusão Social em 2007. Hoje em dia, o Sindiquímicos oferece aos seus associados e sócios voluntários, convênio médico com valores abaixo do praticado no mercado, além de seguro de acidente pessoal, convênios laboratoriais, clínicos, odontológicos, farmacêuticos, educacionais, ensino de idiomas, de informática, esportes, cultura e salão de beleza, que funciona em amplas instalações na Sede em Guarulhos e Subsede de Terra Preta em Mairiporã.

Lazer e descanso aos trabalhadores e sua família

O lazer e o bem-estar do trabalhador, juntamente com sua família, são contemplados pelo Clube de Campo, em Mairiporã e a Colônia de Férias, em Caraguatatuba. O Clube teve seu espaço ampliado com novas churrasqueiras e os apartamentos da Colônia ganharam aparelhos de ares-condicionados, assim como a Quadra.

O Espaço de Lazer e Eventos do Sindicato anexo a Sede  proporciona inúmeras atividades sociais e esportivas em Guarulhos com Quadra Poliesportiva, Academia, Sauna e Churrasqueira, com cursos de futsal gratuito aos filhos dos associados e disponíveis a comunidade com descontos especiais,  assim como o Espaço Multifuncional para eventos e festas. Nos diversos departamentos, a sede dispõe de infraestrutura que viabiliza o atendimento ao trabalhador de forma ágil e dinâmica com eventos de conscientização para prevenção em saúde do trabalhador, seminários, cursos e palestras de atualização sobre saúde as questões de gênero e temas atuais sobre questões trabalhistas  e vacinação, ações sociais. A sede oferece ainda cursos de informática,  qualificação e requalificação profissional e programas de formação para o incentivo ao primeiro emprego.

Proximidade com o trabalhador

Além do espaço físico, o Sindiquímicos possui uma frota de carros, caminhão de som e um ônibus equipado para atendimento ao trabalhador,  a Unidade Móvel da Ação Sindical – UMAS. Ferramenta lançada em 15 de novembro de 2015, a Linha Direta Sindiquímicos – LDS no Whatsapp promove a aproximação da entidade sindical e o trabalhador de forma ágil e objetiva. Por meio destes serviços e ações, o Sindiquímicos reafirma o compromisso da atual diretoria que tem se empenhado em proporcionar qualidade de vida para a família química, assim como sua ativa participação no movimento sindical em âmbito nacional e internacional.

Juntos contra as reformas que retiram os direitos dos trabalhadores

A participação do Sindiquímicos, como entidade representativa de trabalhadores, em atos promovidos pelas entidades da sociedade civil é de grande destaque. Importantes e imprescindíveis têm sido as participações do Sindiquímicos empunhando a bandeira da pauta trabalhista como: o embate politico e econômico contra as reformas Trabalhistas e da Previdência; Fim do Fator Previdenciário,  discussões das MPs 664, 665 e 676; Alteração do FAP – Fator Acidentário de Prevenção, com a recente aprovação do cálculo por estabelecimento empresarial, e não mais pelo CNPJ da matriz;  Jornada de 40 horas semanais sem perda salarial; Reajuste digno aos aposentados; Mais investimentos em saúde pública, educação pública e segurança; Transporte público de qualidade; Fim do Projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização; Reforma agrária; Fim dos leilões do petróleo; 10% do (PIB) Produto Interno Bruto para a Educação pública; 10% do PIB para a Saúde,  entre outros. 

Sindiquímicos e a importante representatividade no movimento sindical 

Presente nos movimentos sindicais de abrangência nacional, o Sindiquímicos é uma entidade com importante representatividade para a categoria dentro de entidades nacionais como Força Sindical Nacional, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ, entidade da qual o Silvan também é presidente,  e Secretaria Nacional dos Químicos. O Sindiquímicos também tem participação na IndustriALL Global Union. Atuante, a entidade possui grande representatividade em entidades estaduais e municipais na luta e defesa do direito do trabalhador, como Força Sindical Nacional, como representante da entidade no Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS e  de São Paulo, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR e Força Sindical Regional Guarulhos. Toda esta atuação consolidou o setor químico e farmacêutico no Brasil, além de propiciar uma importante contribuição para assuntos de interesse social, econômico de toda a sociedade, em que está inserido. 

Fonte: Troad Comunicação e Assessoria

Deixe uma resposta