Com o objetivo de discutir propostas e alinhar ações pelo fortalecimento da estrutura sindical e valorização das negociações coletivas, a FEQUIMFAR realiza a primeira reunião do Conselho Político Consultivo
“Estamos organizando painéis com especialistas para que possamos debater e formular um plano de ações unificadas e que apontem para o desenvolvimento econômico, com geração de empregos de qualidade e trabalho decente. A ideia central é valorizar a atuação dos dirigentes sindicais na atual conjuntura e o seu protagonismo nos diversos campos político, econômico e social. Vamos organizar e centralizar nossos esforços em defender as Aposentadorias, a Previdência Pública, bem como a Justiça do Trabalho. Intensificar a mobilização pela Pauta Trabalhista e avanços para toda a sociedade.”
Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e
1º secretário da Força Sindical
Entre os dias 30 e 31 de janeiro, membros do Conselho Político Consultivo da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), entidade filiada à Força Sindical e à CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), estarão em Praia Grande SP para a primeira reunião do ano.
Lideranças de todas as regiões do estado de SP, representando cerca de 176 mil trabalhadores no ramo químico, estarão presentes para avaliar e discutir a atual conjuntura do país, e determinar ações políticas e sindicais para fortalecer toda a estrutura sindical a fim de garantir e ampliar a luta da classe trabalhadora.
Na oportunidade, os Químicos da Força devem deliberar duas Moções: uma, em defesa do Ministério Público do Trabalho (que foi incorporado pelas pastas de Justiça, Cidadania e Economia) e a outra, da Justiça do Trabalho (cuja extinção foi anunciada pelo governo federal).
Programação
Dia – 30.01.2019 (quarta-feira)
9h – Abertura
09h30 – Análise de Conjuntura Política
Palestrante: Miguel Torres, presidente da Força Sindical.
Palestrante: João Villaverde – jornalista e consultor de risco político. Passou 12 anos em redações de jornal, entre o Valor Econômico e O Estado de S. Paulo, trabalhando em São Paulo e em Brasília. Venceu dois prêmios consecutivos de Melhor Reportagem, pelo Estadão, e foi finalista do Grande Prêmio Esso de Jornalismo. Escreveu o livro-reportagem Perigosas Pedaladas, sobre o impeachment de Dilma Rousseff. Foi pesquisador na Universidade de Columbia, em Nova York, e também na FGV-SP.
14h30 – Desafios e responsabilidades do movimento sindical
Dia – 31.01.2019 (quinta-feira)
9h – Boas praticas sindicais – Experiências bem sucedidas
10h30 – Comunicação e Marketing sindical: “O Sindicato na palma da mão dos trabalhadores”
Palestrante: Ricardo Flaitt, jornalista, assessor de imprensa do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, estudante de História, colunista do jornal Lance e colaborador do site Brasil 247.