STI Bauru e FEQUIMFAR distribuem em Bauru folhetos do movimento Outubro Rosa e Novembro Azul

0
979

Objetivo é a informação e conscientização dos trabalhadores do setor químico sobre cânceres de mama e de próstata

sti-bauru-e-fequimfar-distribuem-em-bauru-folhetos-do-movimento-outubro-rosa-e-novembro-azul

 

Ao chegar para iniciar a jornada nesta segunda-feira, 21 de novembro, trabalhadores e trabalhadoras de uma empresa do setor químico em Bauru foram recepcionados, no portão de entrada, por diretores do Sindicato dos Químicos de Bauru e da FEQUIMFAR com uma mensagem importante para a saúde: a necessidade prevenção do cânceres de mama e de próstata. Integrando o movimento “Outubro Rosa e Novembro Azul”, o Sindicato e a FEQUIMFAR entregaram aos trabalhadores folhetos sobre as duas doenças e a importância da realização periódica de exames para diagnóstico precoce. As mulheres, ganharam, ainda, lápis de olho de brinde.

sti-bauru-e-fequimfar-distribuem-em-bauru-folhetos-do-movimento-outubro-rosa-e-novembro-azul1Edson Dias Bicalho, presidente do STI Bauru e secretário-geral da FEQUIMFAR, ressalta que é necessário levar informação e conversar sobre a doença, principalmente com os homens porque, infelizmente, o exame para detecção do câncer de próstata ainda é tabu para muitos. Laura Santos, coordenadora do Departamento de Mulher da FEQUIMFAR e diretora financeira do Sindicato dos Químicos de Itapetininga, que assim como Levy Gonçalves Ferreira, diretor do Sindicato dos Químicos de Louveira, veio a Bauru especialmente para a panfletagem do “Outubro Rosa e Novembro Azul”, este tipo de ação pode ser decisiva para mulheres e, principalmente homens, tomarem a decisão de procurar um médico e fazer o exame preventivo de câncer. “Hoje mesmo já tivemos dois relatos: de uma mulher, de que seu marido fez o exame, descobriu o câncer de próstata e está em tratamento, e de um senhor que recentemente fez o exame”, conta ela, que depois de Bauru seguiria para Marília e outras cidades para realizar atos semelhantes. “Estamos desenvolvendo este trabalho de informação e conscientização do ‘Outubro Rosa e Novembro Azul’ em todo o Estado de São Paulo. Estamos distribuindo 30 mil folhetos e, em algumas localidades, temos parcerias com serviços de saúde para levar palestras aos trabalhadores e trabalhadoras”, conta.

Bicalho adianta que todos os trabalhadores e trabalhadoras da base do STI Bauru vão receber o panfleto do movimento “Outubro Rosa e Novembro Azul”. A saúde vem em primeiro lugar. Somente estando sadia a pessoa tem plenas condições de trabalhar, assim como de levar sua vida normalmente. Os sindicatos têm por obrigação fiscalizar, em conjunto com órgãos públicos, ambientes de trabalho para identificar irregularidades e formular propostas com o objetivo de eliminar as causas de acidentes e doenças ocupacionais que provocam danos à integridade física e mental dos trabalhadores e das trabalhadoras. Nós da FEQUIMFAR acreditamos que devemos ir além, de também nos engajar e participar de campanhas e de movimentos que visam a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos. Por isso integramos os movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul”, explica.

Sobre o movimento Outubro Rosa e Novembro Azul

O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização e informação de todos sobre a importância da detecção precoce do Câncer da Mama. Nos últimos anos a Fequimfar e Sindicatos filiados fortaleceram o apoio e participação na campanha, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando materiais informativos, integrando também a Campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer da próstata.

Os eixos da campanha são: Divulgar informações gerais sobre câncer de mama; Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna da s alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização); Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame. “O nosso objetivo é reforçar as recomendações do Ministério da Saúde para que mulheres e homens façam exames periódicos, o que é muito importante para o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de próstata. E com diagnóstico precoce, as chances de curam aumentam”, completa Bicalho. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano, e apesar de ser raro antes dos 35 anos os casos aumentam progressivamente, principalmente após os 50 anos. Entre a população masculina total, o câncer de próstata representa a segunda causa de mortalidade por neoplasias.

Fonte: Imprensa STI Bauru.

Deixe uma resposta