STI Rio Claro presentes na Semana de Saúde do Trabalhador

0
618

No dia 23 de abril, dirigentes do Sindicato dos Químicos de Rio Claro estiveram presentes na abertura da Semana de Saúde do Trabalhador, organizada pela Fundação Municipal de Saúde e pelo CEREST Rio Claro.

Participaram do evento os diretores Aparecido Cardoso, Aparecido Severino da Silva, Djalma de Paula, Francisco de Freitas Felix Filho, Luís Carlos Bastida, Luiz Carlos Spatti, Milton Antonio Roberto, Paulo Henrique Gonçalves e Sergio Luiz Fosaluza Jr.

“O Brasil é recordista mundial na produção de acidentes do trabalho, índice altíssimo de mortes, bem como acidentes que tornam trabalhadores e trabalhadoras total ou parcialmente inaptos/inaptas para o desempenho profissional. Assim, é oportuno insistir na conscientização, identificando causas e responsabilidades”, disse Francisco Quintino, presidente do Sindicato dos Químicos de Rio Claro.

O evento é alusivo ao 28 de abril, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. A origem da data é por conta de 78 trabalhadores que morreram num acidente decorrente de uma explosão em uma mina no Estado de Virgínia. Sindicalistas canadenses, inconformados e solidários, criaram esta data em sinal de protesto e em memória a essas vítimas, e a data foi sendo adotada por outros vários sindicatos no mundo inteiro. Em 2003, a OIT a instituiu como Data mundial e no Brasil, desde 2005, ela vem sendo adotada como o Dia Nacional.

Fonte: STI Rio Claro.

Deixe uma resposta