Trabalhadores do setor do etanol deliberam pré-pauta de reivindicações

0
282

O Seminário de Negociação Coletiva do setor do etanol foi realizado no dia 12 de março, na Colônia de Férias da FEQUIMFAR, em Praia Grande SP, reunindo lideranças dos Sindicatos filiados à Federação dos Químicos de SP e também dirigentes da Federação dos Químicos e Etanol dos Estados de Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O evento marcou o início da Campanha Salarial e Social da categoria no estado de SP e possibilitou que os dirigentes sindicais avaliassem dados e índices do setor. Na oportunidade, os participantes, representando diversas regiões do país e do estado de SP, apresentou um panorama sobre as negociações coletivas dos anos anteriores e as perspectivas para 2024.

Em seguida, o grupo deliberou uma pré-pauta de reivindicações da categoria e definiu estratégias para a negociação com as usinas e/ou grupos de usinas.

Destaques da Pré-Pauta de Reivindicações

Reajuste: INPC* + 3% de aumento real
Reposição do poder de compra dos salários
Piso (Salário Normativo): R$ 2.470,00
Piso para Técnico Químico: R$ 4.550,00
PLR: 2 Salários Normativos

* INPC estimado em 3,26%.

Próximas etapas

Até o dia 1º de abril, dirigentes dos Sindicatos filiados, com o apoio da FEQUIMFAR, CNTQ, Força Sindical, IndustriALL e ICM, realizarão assembleias em todo o estado de São Paulo para que os trabalhadores analisem a Pré-Pauta de Reivindicações. No dia 2 de abril, está agendada uma assembleia geral para discussão das deliberações das assembleias na base. Caso aprovada pela categoria, a Pauta de Reivindicações será entregue nas usinas e/ou grupos de usinas a partir do dia 3 de abril.

Deixe uma resposta