Um homem em frases

0
362

Por Cesar Augusto de Mello

Recentemente li o livro de Walter Barretto Jr, intitulado ”Bolsonaro e seus seguidores. Um horror em 3.560 frases”. Reproduzi algumas abaixo para que nunca percamos de vista com quem estamos lidando. É profundamente estarrecedor verificar um número tão expressivo de brasileiros que em 2018 apoiaram e que continuam apoiando essa barbárie em 2022. Segue abaixo a reprodução de uma diminuta parte do show de horrores fraseado:

24 de junho de 1993 “(…) Sou a favor, sim, de uma ditadura, de um regime de exceção, desde que este Congresso Nacional dê mais um passo rumo ao abismo, que no meu entender está muito próximo (…).” Deputado Jair Bolsonaro (PDC-RJ), no plenário da Câmara dos Deputados. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

07 de junho de 1995 “(…) Todos sabemos — infelizmente alguns poucos ainda não sabem — que a única instituição capaz de garantir a autoridade de um Presidente da República em momentos críticos são as Forças Armadas (…).” Deputado Jair Bolsonaro (PPR-RJ), no plenário da Câmara dos Deputados. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

09 de abril de 1997 “(…) Gostaria de elogiar o Sr. Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, pela criação da ‘Secretaria da Vagabundagem’, que prefere chamar, logicamente, de Secretaria dos Direitos Humanos (…).” Deputado Jair Bolsonaro (PPB-RJ), no plenário da Câmara dos Deputados. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

27 de julho de 1997 “O grande erro da ditadura foi não matar vagabundos e canalhas como [o presidente] Fernando Henrique [Cardoso].” Deputado Jair Bolsonaro (PPB-RJ). Fonte: Veja (12/01/2000).

27 de novembro de 1998 “(…) Homossexualismo não é doença. Doença tem cura, homossexualismo, não (…).” Deputado Jair Bolsonaro (PPB-RJ), no plenário da Câmara dos Deputados. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

22 de janeiro de 1999 “(…) Não há dúvida de que ontem esta Casa impôs grande derrota ao povo brasileiro. Ela não tem a ver com a democracia neste país. Maldita democracia! (…).” Deputado Jair Bolsonaro (PPB-RJ), no plenário da Câmara dos Deputados. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

25 de maio de 1999 “Se fosse o presidente, fecharia o Congresso, porque ele não funciona.” Deputado Jair Bolsonaro (PPB-RJ). Fonte: Veja (12/01/2000).

16 de junho de 1999 “Isso é que dá torturar e não matar.” Deputado Jair Bolsonaro (PPB-RJ). Fonte: Veja (12/01/2000).

1º de agosto de 2008 “O erro da ditadura foi torturar e não matar.” Deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), discursando em frente ao Clube Militar, no Rio de Janeiro. Fonte: CartaCapital (29/10/2018).

09 de junho de 2021 “Eu fui eleito no primeiro turno. Eu tenho provas materiais disso. Mas o sistema para fraude que existiu sim e me jogou para o segundo turno. (…).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL Notícias no Twitter.

11 de junho de 2021 “Tenho as Forças Armadas ao meu lado (…). Poderão ir um dia às ruas para garantir a sua liberdade e seu bem maior.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.

15 de junho de 2021 “Viciado em crack não pode ser compulsoriamente tratado, mas você tem que ser obrigado a tomar vacina. Complicado…” Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Fonte: o próprio Twitter.

1º de julho de 2021 “Não vou admitir um sistema fraudável de eleições.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Juliana Arreguy e Beatriz Montesanti.

02 de julho de 2021 “Apresento [as provas] se eu quiser.” Presidente Jair Bolsonaro, sobre as denúncias que o próprio presidente fez relativas a fraudes nas eleições brasileiras devido às urnas eletrônicas. Fonte: O Globo.

09 de julho de 2021 “A fraude está no TSE, para não ter dúvidas. Isso foi feito em 2014. (…) Então isso é fraude, é fraude, é roubalheira.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles e SamPancher.

20 de julho de 2021 “Vou entregar provas na semana que vem que o Aécio Neves ganhou as eleições.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.

Fiquemos atentos e em prontidão!

Cesar Augusto de Mello,
advogado e consultor jurídico da FEQUIMFAR

Deixe uma resposta