1º Encontro Virtual de Mulheres Dirigentes da FEQUIMFAR

0
461

Com o objetivo de discutir os impactos da pandemia do novo coronavírus na vida da mulher trabalhadora, a FEQUIMFAR realizou no dia 13 de agosto o 1º Encontro Virtual de Mulheres Dirigentes Sindicais.

Com coordenação de Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do STI Bauru, o evento contou com a participação de lideranças dos 33 Sindicatos filiados, de várias regiões do estado, além da assessoria da Federação dos Químicos.

Na abertura do encontro, o presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, Serginho, fez um resgate das ações sindicais do primeiro semestre e destacou quais são os principais desafios da classe trabalhadora até o fim do ano. “Temos que manter a união e luta pela vida, empregos, renda e direitos”, disse.

A programação contou com duas palestras. Thamires Silva, professora da escola DIEESE e doutoranda em sociologia pela USP, fez um panorama do impacto socioeconômico da pandemia sobre as mulheres. Samira Albuquerque, advogada, presidente do Instituto Nacional de Transparência Municipal (INATRAM) e coordenadora do projeto social ABRACE, falou sobre violência doméstica em tempos de pandemia.

Maria Auxiliadora dos Santos, secretária de políticas para mulher da Força Sindical e presidente do STTI Instrumentos Musicais e Brinquedos, falou da importância dos temas do evento, considerando que o isolamento social para conter o avanço do Covid-19 fez com que os casos de violência doméstica contra a mulher no país aumentassem.

Laura Santos, coordenadora do Departamento da Mulher da FEQUIMFAR e diretora do STI Itapetininga, agradeceu a participação de todos e falou da importância de fortalecer as mulheres dirigentes por meio de iniciativas como esta para que possam ter subsídios, informações e atender as expectativas das mulheres trabalhadoras na base da melhor forma.

Deixe uma resposta