1º Encontro Virtual do Departamento de Saúde do Trabalhador discute o papel do movimento sindical frente à pandemia

0
521

A FEQUIMFAR, juntamente com seu Departamento de Saúde do Trabalhador e com o apoio do DIESAT, realizou hoje o “1º Encontro Virtual do Departamento de Saúde do Trabalhador”.

A abertura teve a participação de Jurandir Pedro de Souza, diretor financeiro da FEQUIMFAR e presidente do STI Itapetininga, que saudou os dirigentes e destacou a importância da luta a área de saúde e segurança para que os trabalhadores representados possam ser contemplados em suas necessidades.

Com o tema “o papel do movimento sindical na precaução e prevenção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras nos ambiente de trabalho, em especial frente à Covid-19”, cerca de 50 lideranças sindicais dos Químicos da Força de todo o estado participaram do encontro e puderam trocar informações.

Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do STI Bauru, coordenou o evento que teve palestra proferida por Carlos Aparício Clemente, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e Coordenador do Espaço da Cidadania, e amplo debate.

Em sua fala, Clemente fez um panorama sobre como o Brasil foi se organizando diante da pandemia e frisou que o movimento sindical não pode perder sua narrativa e luta em defesa e proteção da classe trabalhadora.

Considerando a atual conjuntura e os ataques feitos pelo governo nos direitos dos trabalhadores e na flexibilização de normas em saúde e segurança, o presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, Serginho, destacou que é necessário pensar numa ação sindical pró ativa, com diversas frentes, em defesa da vida e na proteção dos trabalhadores.

“Nosso objetivo também é dar continuidade na implantação e fortalecimento dos departamentos de saúde nos Sindicatos filiados, ampliando a ação sindical na base. Além disso, trabalhar na construção de um banco de dados de acidentes e doenças do trabalho, para que cada Sindicato possa ter informações e ocupar o seu espaço na luta pela prevenção e pela vida do trabalhador”, destacou João Scaboli, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR e membro do Conselho Nacional de Saúde pela Força Sindical.

Deixe uma resposta